domingo, dezembro 22, 2024

Mais de 100 atendimentos na Caravana do Desarmamento e Regularização do Registro em Videira

Videira – Uma parceria entre a Prefeitura de Videira e a Delegacia de Polícia Federal de Lages (PF) , realizou em Videira, no último sábado (5), a Caravana do Desarmamento e Regularização do Registro de Arma de fogo. Durante toda a manhã, dois policiais federais atenderam cerca de 115 pessoas de Videira e região, que vieram até o prédio da Prefeitura para fazer o recadastramento de suas armas. “Foi um número muito expressivo de pessoas que aproveitou a oportunidade e procurou o serviço para se manter na legalidade”, aponta o secretário de Administração –Hamilton Zardo Junior, que articulou a vinda da PF para Videira.

Zardo explica que a partir de agora, quem quiser regularizar a situação, deverá recorrer aos Correios ou procurar uma das delegacias da PF, no Estado. As mais próximas são em Lages e Chapecó. Quem optar por realizar o cadastro nos Correios pode se antecipar, entrando no site www.dpf.gov.br (link armas), imprimir e preencher um formulário que deverá ser entregue na agência. “Os policiais fizeram questão de frisar que o prazo para regularização termina no próximo dia 31. Quem não fizer a regularização até esta data poderá ter a arma apreendida , além de ser preso em flagrante delito pela prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento”, alerta.

Além do formulário preenchido, os interessados também deverão levar os seguintes documentos e informações: espécie, marca, calibre e número da arma, original e cópia da Carteira de Identidade ,CPF e comprovante de residência; em caso de arma com registro antigo, original e cópia do Certificado de Registro de arma de fogo emitido por órgão estadual,ou cópia do boletim de ocorrência comprovando se extravio, caso o tenha perdido; Já em caso de arma não registrada, levar original e cópia da nota fiscal de compra ou de comprovação da origem lícita da posse, ou declaração firmada na qual constem as características  da arma e a condição de proprietário, conforme minuta disponível no site www.dpf.gov.br .

A iniciativa da Caravana foi deflagrada porque o Estatuto do Desarmamento, criado em 2003, para propiciar aos proprietários de armas não registradas, a legalizarem sua situação junto a Polícia Federal, não obteve o êxito esperado. O baixo índice de recadastramento é atribuído ao extenso rol de exigências e às taxas cobradas pela legislação até então vigente. No entanto, em 2008, através de uma lei, grande parte dessas exigências foi retirada, no sentido de adaptar-se a realidade brasileira. “Para quem fez a regularização no último sábado, a intenção da PF, é que assim que os registros oficiais forem expedidos, eles voltam à cidade para fazer a entrega”.

Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...