Ação da entidade de proteção aos animais Bicho Feliz contou com a ajuda de voluntários
Arroio do Silva – Considerando que uma cadela ao lado de suas crias pode gerar uma população de até 60 mil descendentes e a gata até 400 mil felinos, a iniciativa da Associação de Proteção aos Animais de Balneário Arroio do Silva, Bicho Feliz conseguiu fazer com que mais de 60 cães e gatos deixem de reproduzir e evitar uma superpopulação de animais no Município.
A esterilização começou por volta de 8 horas da manhã de sábado, 06 de abril, e foi concluída no final da tarde. As castrações foram realizadas pela equipe de médicos veterinários Silvana Branchina e Delce Cavalheiro Rosa e auxiliar Samuel Silva, da Clínica Pet Móvel de Porto Alegre, RS e os donos de animais não tiveram nenhum custo financeiro. A Bicho Feliz realizou uma rifa com prêmios e conseguiu os recursos para custear todas as despesas de castração. A entidade também conta com apoio do Município que repassa mensalmente uma subvenção para compra de rações e medicamentos para tratar os animais de rua.
“Todo o procedimento é feito em sala especialmente preparada para as esterilizações, com a devida autorização do CRMV. Graças a este esforço de pessoas e entidades que conseguimos atingir mais um bom número de animais. Agradecemos a todos os voluntários que nos apoiaram em mais esta ação”, afirmou a presidente da Associação Bicho Feliz, Maria Elenita Clemes. As atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal e dezenas de voluntários e amigos da entidade, como o Eduardo Marzol, do grupo de jovens Josc, que fez o transporte dos animais.
Proprietários mais aliviados com a ação
“Para mim foi maravilhoso participar desta ação e poder ajudar”, disse a voluntária Andréa Bortoluzzi, que pela primeira vez atuou como voluntária. Para o senhor Luiz Tadeu Assis, dono da cachorra Bela, com dois anos de idade, conta que optou pela castração porque é melhor que vacinar e evita que entre no cio. ”Eu perdi um animal que teve câncer devido ao uso de medicamento. Agora vou castrar a Bela porque é a melhor solução”, afirma. Dona Elizabete Valmorbida também estava feliz com a ação de esterilização promovida pela Bicho Feliz. “Trouxe minha gatinha de quatro meses de vida para evitar que ela prolifere gatos pela cidade. A castração é a maneira ideal e evita uma série de transtornos, disse.
Informações adicionais:
Por que castrar?
A castração reduz o numero de animais que nascem sem destino certo. Quando uma cadela ou uma gata gera uma ninhada indesejada, os destinos dos filhotes costumam ser as ruas onde ficam sujeitos a acidentes e doenças. O problema se agrava quando os poucos animais que sobrevivem ao primeiro ano cruzam com outros animais gerando ainda mais crias indesejadas. Para se ter uma idéia uma cadela ao lado de suas crias pode gerar um total de mais de 60 mil animais ao longo da vida. Nos casos dos gatos, os números são ainda mais alarmantes, pois o animal juntamente com suas crias podem geral mais de 400 mil filhotes.
Vantagens da castração
As vantagens são inúmeras. Os machos deixam de fugir sempre que uma cadela da vizinhança está no cio, além de diminuir as marcações de território e o comportamento de dominância e agressividade. Em termos de saúde, evita-se a hiperplasia da próstata (crescimento) e a ocorrência de tumores nos testículos. Evita brigas por disputa territorial. Evita que eles fujam de casa atrás de fêmeas no cio. A castração não afeta o desempenho de guarda e proteção do animal. Nas fêmeas evita infecção uterina – Piometra, doença que atinge 60% das fêmeas, se realizado antes do primeiro cio, diminui em até 95% as chances de tumor de mama, evita o abandono de crias inteiras, quando indesejadas.
Jorge Pimentel
UNOPress