As gerências de Educação das secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages, Joaçaba, Joinville e Ituporanga divulgaram, nesta terça-feira (28), os números dos professores que já voltaram às salas de aulas em Santa Catarina. Segundo o levantamento das gerências regionais, os dados ainda são parciais, mas mostram que as atividades na rede estadual estão se normalizando.
Nas cidades que fazem parte da SDR Lages, 85% dos professores da região já abandoram a greve. Agora, apenas 227 profissionais das 46 escolas ainda não voltaram para às salas de aula. O número representa menos de 15% do quadro, composto por 1,6 mil magistrados. A maioria dos grevistas leciona em sete unidades: Belizário Ramos, Escola de Educação Básica de Lages, Godofin Nunes de Souza, Nossa Senhora do Rosário, São Judas Tadeu, São Tarcíso e Vidal Ramos Júnior. Vale ressaltar que elas estão entre as que mais concentram alunos. Quinze unidades já voltaram às atividades normais.
Na região de Joaçaba, apenas 19% dos professores continuam em greve, ou seja, 81% já voltaram às salas. O número de professores em greve nos 13 municípios da Regional de Joaçaba baixou para 184. Conforme a Gerência Regional de Educação, na última terça-feira (21) eram 323 educadores no movimento. Para a gerente de Educação, Maria Carlesso Doré, as condições oferecidas pelo Governo do Estado foram fundamentais para que muitos professores voltassem às atividades nos últimos dias. Das 29 escolas da região, dez já tiveram as atividades normalizadas. Ela afirma que a expectativa é de que os professores que continuam paralisados retornem às salas de aulas ainda nesta semana.
Nos municípios que compreendem a SDR Joinville, no Norte do Estado, mais de 70% dos professores já retornaram ao trabalho nesta terça-feira. De acordo com a Gerência Regional de Educação, dos 2.370 educadores das 62 escolas estaduais, 1.675 assumiram suas salas de aula e apenas 695 ainda estão em greve. “Nós fizemos muitas reuniões com os diretores das unidades e pedimos que eles procurassem chamar os professores, considerando a posição dos alunos, que estavam sendo prejudicados”, explica gerente de Educação da SDR Joinville, Heliete Silva.
Dados divulgados pela Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Ituporanga apontam que 60% dos professores das 18 escolas vinculadas à rede estadual de ensino voltaram a lecionar. O gerente de Educação Ivo Schmitz Filho informa que o movimento perdeu força se comparado à semana passada. “Dos cerca de 480 professores da rede estadual na região, apenas 191 deles ainda permanecem em greve”, explicou o gerente. Os nove municípios que compõem a SDR Ituporanga concentram aproximadamente dez mil alunos e, segundo os números apresentados, neste momento 40% deles ainda estão sendo prejudicados pela greve. “Acreditamos que, em pouco tempo, tudo volte ao normal”, finalizou Ivo.
ai24horas