Recife – A Marinha e a Aeronáutica resgataram mais 13 corpos do voo 447 da Air France, elevando para 41 o número de vítimas localizadas desde o último sábado (6). Segundo o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Ramon Borges Cardoso, 25 corpos, preservados em câmaras frigoríficas, estão sendo transportados pela fragata Bosísio para o Arquipélago de Fernando de Noronha.
De acordo com o brigadeiro, o governo francês pediu autorização para a entrada em águas jurisdicionais brasileiras de dois rebocadores de alto-mar contratados pela França: o Fairmount Expedition e o Fairmount Glacier, que levarão a bordo 40 toneladas de equipamentos para auxílio às buscas dos destroços. Além disso, o submarino nuclear Émeraude, o navio de pesquisa Porquoi Pas e o navio anfíbio Mistral estão seguindo para a área das buscas.
Esta manhã, chegaram a Fernando de Noronha os 16 corpos que haviam sido resgatados até a manhã de ontem (8). Ainda na ilha, especialistas da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Federal farão uma identificação prévia dos corpos das vítimas do acidente aéreo. Dali eles serão levado a Recife, onde o trabalho de reconhecimento será concluído. O traslado até a capital pernambucana deve ocorrer amanhã (10) à tarde.
Valter Campanato/ABr