Florianópolis – Os caratecas titulares da seleção brasileira Douglas Brose, de 24 anos, e Lucélia Ribeiro, de 32, disputarão a partir desta quarta-feira (25) o “Martial Arts Games”, em Pequim, na China. A competição será encerrada no dia 31 de agosto.
Douglas se prepara para este torneio há mais de quatro meses, mantendo uma rotina de treinamento intensa de segunda-feira a sábado, que totaliza 20 horas semanais.
”A expectativa é muito boa. No ano passado participei do ‘World Games’, em que disputavam os mesmos oito atletas (sendo os cinco campeões continentais e os três medalhistas mundiais), e fui campeão da categoria. Então estou muito empolgado e confiante para esta competição”, disse o carateca brasileiro.
Em seguida, os atletas enfrentarão o “German Open – Golden League”, na cidade alemã de Erfurt, nos dias 18 e 19 de setembro, em que pretendem conquistar o título deste campeonato para completar seu ciclo olímpico. Todos os torneios internacionais integram o calendário de preparação dos atletas para os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.
Os atletas são patrocinados pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Para o secretário Valdir Walendowsky, “é imprescindível patrocinar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento, que representa o país nas competições mais importantes do mundo e serve de exemplo para os jovens esportistas. Também é um orgulho apoiar atletas premiados que escolheram Santa Catarina para viver”.
Natural de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Douglas mudou-se para Florianópolis ainda criança, há cerca de 20 anos. Em 2004 conheceu a brasiliense Lucélia nas competições, começaram a namorar, e desde 2006 ela também mora na capital catarinense. O casal de caratecas está com casamento marcado para o mês de dezembro e pretende continuar vivendo na cidade.
Douglas Brose foi o primeiro carateca catarinense a conquistar a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio – 2007 na categoria kumitê até 60kg. É o único medalhista mundial adulto do estado, tendo conquistado a 3ª colocação no campeonato mundial no Japão, em 2008, e a medalha de ouro nos Jogos Mundiais, em 2009. Douglas é o primeiro dos rankings nacional e mundial em sua categoria.
Lucélia Ribeiro é a única atleta brasileira tricampeã em modalidade individual dos Jogos Pan-Americanos. Conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Winnipeg (1999), Santo Domingo (2003) e Rio de Janeiro (2007) na categoria kumitê acima de 60 kg. Foi eleita quatro vezes a melhor atleta de caratê do Brasil pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Titular da seleção, Lucélia pode se tornar tetracampeã dos Jogos Pan-Americanos em 2011, no México.
AI/Redação 24 horas