Dr. Liban Perez Hernandez vai trabalhar durante três anos em São Lourenço do Oeste, através do programa “Mais Médicos” do Governo Federal.
São Lourenço do Oeste é mais um município do Oeste Catarinense a se beneficiar com o Programa “Mais Médico” do Governo Federal.
Chegou à cidade nesta sexta feira dia 14 de março, o médico cubano Drº Liban Perez Hernandez que irá trabalhar no Programa Saúde da Família do Município.
Dr. Herandez chegou em São Paulo em 30 de janeiro onde permaneceu por 30 dias para um pequeno curso de língua portuguesa e para se inteirar do sistema de saúde do Brasil.
Nesta manhã de segunda feira dia 17 de março, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Sérgio Hentz, ele se apresentou oficialmente ao Prefeito Geraldino Cardoso e toda a equipe administrativa da Prefeitura Municipal.
O Prefeito elogiou o programa “Mais Médicos” que facilita o acesso à excelentes profissionais para atender os pequenos municípios, e disse que Cuba presta um apoio inestimável ao Brasil através do envio de profissionais que atenderão principalmente a população mais carente.
Geraldino pediu aos funcionários que recebam bem o novo médico, explicando que o custo salarial para manter o profissional no município é do Governo Federal, ficando à prefeitura apenas os custos de alojamento e alimentação e a economia gerada, será aplicada em outras áreas da saúde pública.
Atualmente, mais de 13.500 médicos estão trabalhando no Brasil através do Programa “Mais Médico” desses, 2.400 chegaram neste ano, sendo destinados 52 médicos para Santa Catarina e o primeiro da história para SLO.
Liban foi encaminhado para atender SLO, por que o município está cadastrado no programa “Mais Médicos”, porém, conforme explicou o Secretário Sérgio Hentz deverão vir novos profissionais ainda neste ano para trabalhar nas Unidades de Saúde do Município.
Dr. Liban tem 46 anos de idade, é natural de Santa Clara, região central de Cuba e há 18 anos exerce a profissão de médico. Já trabalhou durante 5 anos na Venezuela e 3 anos no Brasil, devendo permanecer em SLO, por mais 03 anos, onde colocará toda sua experiência profissional à serviço da população.