Médicos estrangeiros fazem estágio em Balneário Piçarras

Piçarras – A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) de Balneário Piçarras recebeu hoje 30 médicos estrangeiros que farão estágio no município. Os profissionais estão revalidando seus diplomas na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para que possam atuar no Brasil. Durante o período que ficarão na cidade eles irão conhecer a realidade local e vão atuar nos postos de saúde do município.

Os médicos são de origem boliviana, paraguaia, cubana, argentina e peruanae ficarão na cidade até o dia 07 de novembro, quando encerram as disciplinas práticas da revalidação de diploma. De acordo com preceptora do projeto, a secretária de saúde Rita de Cássia Teixeira Rangel, os médicos serão acompanhados e avaliados por profissionais da rede municipal de saúde.

Cada um dos sete postos de saúde de Balneário Piçarras irá receber de três a quatro médicos estrangeiros que irão atuar em programas de prevenção e farão acompanhamento de pacientes. “Eles estão fazendo as disciplinas teóricas na universidade e conhecendo a realidade da saúde pública nos nossos postos de saúde”, explica a secretária. Na tarde de hoje eles foram recepcionados no Núcleo de Atenção a Saúde da Família (Nasf) onde participaram de palestra para apresentar o sistema de saúde municipal.

REVALIDAÇÃO É PADRONIZADA

A revalidação do diploma de médicos estrangeiros foi padronizada este ano pelos ministérios Da Saúde e Da Educação. O novo sistema implantou uma matriz curricular padrão para convalidar as disciplinas feitas em universidades do exterior.

Segundo o Ministério da Saúde, antes da portaria interministerial que implantou o novo procedimento, os médicos precisavam revalidar seus diplomas em alguma instituição pública de ensino superior. O processo, porém, era moroso e não padronizado, já que cada instituição adotava um procedimento próprio.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *