Florianópolis – O evento, um dos maiores da indústria moveleira, iniciou na última terça-feira (14), em São Bento do Sul. Até sexta-feira (17), o Centro de Eventos Promosul abriga 130 expositores que apresentam ao mercado móveis e objetos de decoração. Entre os expositores, 17 são micro e pequenas empresas participantes do Programa Nova Economia, desenvolvido pelo Governo do E
stado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e do Sebrae/SC. Esta é a nona edição do evento e a expectativa da organização é de que 15 mil visitantes passem pelo local durante os quatro dias.
Para o Sebrae/SC, que selecionou as empresas de pequeno porte participantes, a feira é um momento importante para a abertura de novos mercados. “As empresas que estão expondo no evento participam do Projeto Fortalecimento dos Polos Industriais, um dos braços do Programa Nova Economia, e que foca em desenvolver e impulsionar as vocações regionais. É isso que estamos fazendo com o setor moveleiro e aqui podemos ver parte do resultado desse trabalho”, explica Sérgio Cardoso, diretor de administração e finanças do Sebrae/SC.
O projeto teve início em 2012 e presta consultoria a empresas das regiões do Planalto Norte, Extremo Oeste e Meio Oeste catarinense. A meta é atender 261 empresas do segmento com foco em capacitação da gestão. As micro e pequenas empresas estão em uma estrutura móvel, instalada na área externa do pavilhão, com 10,2 mil m².
Para a empresária Liliane Martelli, da Ferrotelli Design, de Coronel Freitas, no Oeste do Estado, a participação na feira deve render o faturamento de aproximadamente R$ 70 mil. “Em poucos dias na feira eu tenho o mesmo lucro de um mês de trabalho. As feiras são imbatíveis na oportunidade de gerar negócios”, avalia. A empresária destaca a dificuldade que teria em ampliar mercados se não participasse de eventos como a Móvel Brasil. “A maioria dos compradores são de São Paulo e Fortaleza. Para chegar até eles eu teria que investir muito em marketing, contato, viagens. A feira é uma ponte direta com o consumidor”, pontua.
A Ferrotelli Design tem o acompanhamento do Sebrae/SC desde o nascimento da empresa, há cerca de um ano e meio. “O Sebrae/SC nos orienta desde como nos organizarmos melhor até a aumentar a produtividade e como investir em marketing. É fundamental para a empresa”, diz Liliane.