quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Micro Empreendedor Individual terá auxílio gratuito de contadores

Joinville – O Micro Empreendedor Individual (MEI) entrou em vigor no dia 1o de julho, com o objetivo de tirar trabalhadores autônomos da informalidade. Quem estiver interessado em se tornar um MEI deve comparecer na Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para a realização de uma Consulta Branca, ou seja, para verificar se a atividade é compatível com a Lei do Zoneamento e com o Código de Postura do município.

O passo seguinte é realizar o cadastro no Portal do Empreendedor, no site www.portaldoempreendedor.gov.br. O sistema de formalização já está disponível no Distrito Federal, mas os demais estados devem se integrar de forma sucessiva, nos próximos dias. O empreendedor que não tiver acesso à internet, pode procurar a assessoria gratuita de empresas de contabilidade optantes do Simples, para fazer o registro da empresa e a primeira declaração anual simplificada (confira no site da Prefeitura www.joinville.sc.gov.br a lista da de escritórios que vão prestar essa assessoria de graça).

O MEI também poderá contar com o apoio técnico do Sebrae na organização do  eu negócio. O Sebrae estará orientando e assessorando os empreendedores que desejarem. Serão cursos e planejamentos de negócios com objetivo de capacitar os empreendedores, tornando-os mais aptos a manterem e desenvolverem as suas aptidões.

Nesta quarta-feira (08/07), mais uma reunião foi realizada a Prefeitura de Joinville, coordenada pelo vice-prefeito Ingo Butzke,para fazer os últimos ajustes na lei complementar que será encaminhada à Câmara de Vereadores, que está na Procuradoria para análise. A lei municipal segue os conceitos previstos na lei complementar federal 128, que cria o MEI.

Benefício da cobertura previdenciária

Um dos benefícios de aderir ao MEI é a cobertura Previdenciária para o Empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade após carência, salário-maternidade, pensão e auxilio reclusão), com contribuição mensal reduzida – 11% do salário mínimo, hoje R$ 51,15. Com essa cobertura o empreendedor estará protegido em casos de doença, acidentes, além dos afastamentos para dar a luz no caso das mulheres e após 15 anos a aposentadoria por idade. A família do empreendedor terá direito à pensão por morte e auxílio-reclusão.

Confira no site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br) a lista das 116 Empresas de Contabilidade optantes do Simples que vão prestar a referida assessoria de graça.

Fonte : Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...