Itajaí – Dentre todas as atividades que integram o calendário oficial de comemorações pelos 150 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí durante o mês de junho, neste feriado de amanhã, quinta-feira (02), as atenções se voltam para a Missa e Procissão de Corpus Christi. O evento religioso vai reunir representantes de todas as 12 paróquias da Comarca Católica itajaiense, que inclui, ainda, as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Segundo a organização, cerca de cinco mil pessoas são esperadas para o ato, que vai ser presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.
A programação inicia às 09 horas com a Missa Solene de Corpus Christi, no Centreventos Itajaí. Logo a seguir, ocorre, então, a procissão, que vai ter o seguinte percurso, sempre pela contramão de direção habitual dos veículos: saída do Centreventos pela Avenida Ministro Victor Konder até o Centro de Cultura Popular (o Mercado Velho), virada à esquerda para seguir pela Rua Olímpio Miranda Júnior até o primeiro semáforo. Ali, nova virada à direita para continuar pela Rua Lauro Muller até a Praça Vidal Ramos. No local, a virada é para a esquerda na Rua Hercílio Luz, onde o cortejo segue, atravessa a Avenida Marcos Konder até a chegada na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. No local, ocorre o encerramento oficial da programação.
Origem
A expressão Corpus Christi tem origem latina e significa “Corpo de Cristo”, explica o chefe de gabinete e historiador Edison d’Ávila. Ele conta que Corpus Christi, também denominada de Santíssimo Sacramento, é uma festa litúrgica da Igreja Católica que homenageia a presença do Corpo de Cristo na hóstia sagrada. Em Itajaí, a primeira capela criada em 1824 teve como padroeiro o Santíssimo Sacramento, que posteriormente veio a se tornar o padroeiro do município.
Já a Festa de Corpus Christi, que compõe missa e procissão, de acordo com o historiador, é uma tradição do século XIII, com a característica de enfeitar o trajeto por onde passa o ostensório com a hóstia sagrada, com tapetes elaborados com diferentes espécies de materiais, dependendo da cultura local (tecidos, flores, ramos de árvores, entre outros).
Em Itajaí, a tradição da procissão de Corpus Christi iniciou no final do século XIX, com o uso de flores e folhas de árvore para a confecção dos tapetes. Mais tarde, por volta do final da década de 1940 e início dos anos 50, com o advento do ciclo da madeira no município e a consequente instalação de várias serrarias, começou a tradição que segue até os dias atuais, de utilizar o pó de serra resultante do beneficiamento da madeira, para ornamentar o trajeto da procissão.
Edison d’Ávila cita que, graças à criatividade de artistas e artesãos, os tapetes se tornam verdadeiras obras de arte, que utilizam ainda materiais como o pó de café, areia, tampas de refrigerante, entre tantos outros itens. Os tapetes normalmente evocam temas religiosos e incentivam as pessoas a viver em clima de paz, harmonia e amor.
Trânsito modificado
A Codetran informa que algumas modificações vão ocorrer na região central da cidade durante os preparativos e o desenvolvimento da procissão de Corpus Christi. Para permitir a elaboração dos tapetes, a partir das 04 horas da madrugada do dia 03, vão estar fechados para o tráfego de veículos o trecho compreendido entre as Avenidas Joca Brandão e Ministro Victor Konder, e todo o percurso da procissão: Avenida Ministro Victor Konder (a partir do Centreventos até o final), Ruas Olímpio Miranda Júnior (até o cruzamento com a Lauro Muller), Lauro Muller (até a Praça Vidal Ramos) e Hercílio Luz.
Com a interdição, o trânsito da Avenida Ministro Victor Konder vai ser desviado para a Rua Laguna. E o tráfego das ruas Almirante Tamandaré e Joinville mais a Avenida Joca Brandão passam a ser feitos pela Rua Lauro Muller.
Quanto aos cruzamentos do percurso da procissão, todos vão permanecer abertos (Marcos Konder, Sete de Setembro, Felipe Schmidt e Manoel Vieira Garção). Eles só vão ser interditados no momento em que a procissão passar pelo local. O único cruzamento a ser fechado será o da Olímpio Miranda Júnior e XV de Novembro, para impedir que os veículos passem por onde estarão os tapetes.
Em todos os cruzamentos e ao longo do trajeto da procissão, agentes da Codetran vão fazer o ordenamento do trânsito e orientar os motoristas que estiverem circulando pela região.
AI/Redação 24 Horas