Joinville – O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho desde 1972. Uma data simbólica, que reflete a luta diária pela preservação ambiental. Para registrar o dia, a Prefeitura de Joinville e a Fundema lançam à população edital de licitação que irá definir a empresa para fazer um levantamento dos locais críticos que deverão ser instalados pontos de monitoramento da poluição atmosférica. O projeto visa constatar as principais fontes que interferem na qualidade do ar e quais os gases presentes no município. O evento será realizado nesta sexta-feira (5), na praça Nereu Ramos, a partir das 10h30, envolvendo parceria com outras entidades que abrangem projetos de educação ambiental.
A poluição atmosférica é grande causadora de doenças respiratórias, como asma, bronquite, infecção pulmonar, câncer e também responsável pelo agravamento de doenças cardiorespiratórias. Além de colocar em risco a saúde da população, a poluição também apresenta sérios fatores que influenciam o meio ambiente, como a chuva ácida, a contaminação do solo e é principal causador das mudanças climáticas, que geram catástrofes naturais por todo o mundo.
Adotando práticas que visam a melhoria da qualidade e do desempenho ambiental, o município implementará um plano de monitoramento da qualidade do ar que contempla as etapas de levantamento de informações, determinação dos locais mais adequados para a implantação de estações de monitoramento, dos poluentes a serem monitorados, dos equipamentos empregados e dos tipos de análises realizadas, o registro das informações obtidas pelo monitoramento, a avaliação dos resultados e a fiscalização.
É a primeira vez que Joinville conta com um projeto de qualidade do ar que abrange toda a cidade e servirá como base para futuros trabalhos que contribuam com a diminuição dos agentes poluidores atmosféricos.
Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)