Seguindo recomendações Estaduais, moradores receberam cobertores, alimentos e roupas para que não sofram efeitos negativos da onda de frio.
Penha – A Secretaria de Assistência Social, por recomendação dos setores oficiais de climatologia do Estado, distribuiu cobertores, alimentos e roupas aos moradores de rua durante a noite desta segunda-feira, 22. A equipe municipal esteve nos principais lugares onde os moradores costumam passar a noite e fez a entrega dos materiais, disponibilizando, ainda, abrigo aos interessados.
“Nossa intenção inicial era de acolhê-los em um abrigo, elaborado na Escola Básica Municipal Cipriano Silvino Custódio, em Santa Lídia, entretanto nenhum dos moradores de rua quis ser descolado até lá”, disse a secretária, Oraci Maria de Souza. Com isso, a Prefeitura resolveu fazer, ao menos, a distribuição dos cobertores e reforçar o convite ao abrigo.
“Devido as notícias de frio extremo, previsto para os próximos dias, realizamos essa ação, que ao menos irá garantir à eles o mínimo de segurança nestes dias”, afirma a secretária de Assistência Social, Oraci Maria de Souza. Orgão estadual de climatologia, Epagri/Ciram, aponta para a possibilidade de zero grau durante ontem, 22, e hoje, 23.
“Se permanecerem na rua há grande risco de sofrerem hiportemia, condição em que a temperatura corporal cai abaixo do normal”, frisa Oraci. Quinze moradores foram localizados pela equipe da Secretaria, todos em um prédio abandonado na Praia do Quilombo.
De acordo com a Epagri/Ciram, durante os dois próximos dias a sensação térmica poderá ser de 3°C (ao dia) e de -2°C (durante a madrugada). O cálculo é feito utilizando a combinação de temperatura e intensidade do vento, com o avanço da intensa massa de ar polar pelo estado.