quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Moradores e turistas ganham passeio ao Parque Natural

Balneário Camboriú – Em comemoração ao aniversário de Balneário Camboriú, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), com divulgação da Secretaria de Turismo, estará disponibilizando, na semana que antecede o “dia do município”, transporte gratuito para que a comunidade local e turistas da cidade conheçam o Parque Natural Raimundo Malta. O complexo ecológico fica no bairro dos Municípios e possui área total de 172.625 metros quadrados. Os ônibus sairão da Praça Tamandaré duas vezes por tarde, entre 13 e 17 de julho: às 14h e 15h30, com retorno em uma hora.

Durante o passeio, os visitantes serão recepcionados pelas educadoras ambientais do parque, que vão mostrar todos os atrativos, desde o Complexo Fitoterápico, onde é desenvolvido projeto Plantas que Curam, com produção de plantas medicinais, as trilhas ecológicas, o Bromeliário (onde há um recanto de bromélias), o parque infantil, até o Viveiro Mata Atlântica, com várias espécies nativas, entre outras atrações. 

O Parque Natural Raimundo Malta foi criado em 29 de abril de 1993 (decreto 2.351/93), com o objetivo de colocar a população em contato com a natureza. Lá são desenvolvidas várias atividades, entre educação ambiental, pesquisas da fauna e flora da floresta atlântica e também o trabalho realizado para preservação de espécies animais e vegetais, além de proporcionar turismo ecológico. O parque está localizado ao final da Rua Angelina (sentido esquerdo), junto às margens do rio Camboriú.

Sua administração é realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que está sediada no interior do parque, na Casa do Pensamento. A Casa foi inaugurada em julho de 1998 e nela está a Biblioteca Ambiental, sala de palestras, sala de reuniões e setores administrativos da Semam. O Bromeliário é uma atração a parte. No local há cerca de 40 espécies em exposição. 

No Viveiro Mata Atlântica é que está o centro de produção florestal, que tem como meta principal, a produção de mudas de árvores nativas, para a recuperação de áreas degradadas e reposição da mata ciliar do rio Camboriú, além do incremento à biodiversidade da bacia hidrográfica do rio. Há ainda uma grande área de lazer, com parquinho, sanitários, trilha para corridas e estacionamento para visitantes.

O Parque Natural Raimundo Malta proporciona um estreito contato com a natureza e também educação ambiental, pois tem seus portões abertos aos estudantes da cidade. Crianças, jovens e adultos encontram nas trilhas, a contemplação a uma vegetação diversificada, na qual o manguezal encontra as árvores de terra firme e as diversas espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, ofídios, insetos e pequenos mamíferos, todos vivendo em harmonia. A entrada é gratuita e está aberto diariamente.

Fonte: Assesoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...