Jaraguá do Sul – Começa na tarde desta 5ª feira, 08 de outubro, o tradicional Troféu Chico Piscina de Natação, em Mococa/SP, em sua 35ª edição. Há 22 anos, a competição é válida como Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil, isto é, como campeonato de seleções estaduais. Nos últimos 15 anos, o Chico Piscina tem simultaneamente uma versão internacional.
Este ano, a piscina da Associação Esportiva Mocoquense terá a presença de 19 equipes e 427 atletas. A novidade é a vinda da Costa Rica, pela primeira vez. Os outros concorrentes estrangeiros são Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Pelo Brasil concorrem, as seleções da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As maiores delegações são as de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Argentina, todos com o número máximos de atletas permitidos a serem inscritos: 32, sendo 16 homens e 16 mulheres. São Paulo tem um atleta masculino a menos.
São Paulo é o maior vencedor da competição, com 15 títulos nacionais e 10 internacionais. Depois vem o Rio de Janeiro, com seis e três, respectivamente. Na versão internacional ainda tem uma vitória para a África do Sul, em 2004.
A seleção catarinense viajou nesta terça, 6, rumo a Mococa, São Paulo., com 32 jovens, de 14 a 16 anos, de todas as regiões do Estado.
Oito técnicos acompanham a nova geração catarinense atrás de bons tempos no Interfederativo visando um bom balizamento no Brasileiro Juvenil, no final de novembro, em Curitiba. As cidades de São Bento do Sul, Criciúma, Jaraguá do Sul, Blumenau, Palhoça, Florianópolis, entre outras tem representantes na competição.
Compondo a equipe de Santa Catarina estão 3 nadadores da AJINC/URBANO/FME. Helena Gschwendtner (15 anos), Amanda Guimarães (16 anos) e Felipe Mathias (16 anos). Helena já participou por 3 vezes, Amanda por duas e estreando este ano está Felipe Mathias. Como sempre a expectativa destes nadadores é chegar aos finais, tarefa nada fácil, ainda mais que as seleções estrangeiras virão representadas por suas seleções nacionais.
O Chico Piscina é dividido em provas infantis (para nadadores nascidos em 1995 e 96) e juvenis (1993 e 94). É a geração 2016 agitando Mococa.
Samuel Leandro Lopes/Fundação Municipal de Esportes – Jaraguá do Sul/SC