NASA anuncia ter encontrado um planeta semelhante a Terra na “zona habitável” em torno de uma estrela semelhante ao Sol. Esta descoberta e a introdução de outros 11 novos planetas candidatos fazem parte da jornada para encontrar uma outra “Terra”.
Zona habitável é uma região do espaço ao redor de uma estrela onde o nível de radiação emitida pela mesma permitiria a existência de água líquida na superfície de um planeta/satélite natural que ali se encontre. A Terra por exemplo está no interior deste limite.
O recém-descoberto Kepler-452b é o menor planeta até hoje descoberto em órbita numa zona habitável – a área em torno de uma estrela onde a água líquida poderia reunir na superfície de um planeta em órbita – de uma estrela do tipo G2, como o nosso sol. A confirmação de Kepler-452b eleva o número total de planetas confirmados para 1030.
Ele é 60% maior que a Terra e tem boa chance de ser rochoso, embora sua massa e composição ainda não tenham sido determinados.
Ele demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela, chamada de Kepler-452. astro do sistema que está a 1400 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar na constelação de Cygnus. Na velocidade da New Horizons a nave espacial mais veloz já lançada pela humanidade, levaria cerca de 25,8 milhões anos para chegar lá.
Kepler-452 (a estrela) existe há 6 bilhões de anos, 1,5 bilhão mais velho do que o nosso sol, tem a mesma temperatura, e é 20% mais brilhante e tem um diâmetro 10% maior.
“Podemos imaginar Kepler-452b como um primo mais velho, maior que a Terra, fornecendo uma oportunidade para entender e refletir sobre a evolução da Terra”, disse Jon Jenkins, que liderou a equipe que descobriu Kepler-452b.
“É inspirador considerar que este planeta gastou 6 bilhões para se formar anos na zona habitável de sua estrela mais do que a Terra. Isso é a oportunidade substancial para a vida a surgir, devem existir todos os ingredientes e as condições de vida necessárias neste planeta. ”
Além de confirmar Kepler-452b, a equipe de Kepler tem aumentado o número de novos candidatos a exoplanetas para 521 a partir de sua análise de observações realizadas a partir de maio de 2009 a maio de 2013, elevando o número de candidatos a planetas detectados pela missão Kepler para 4696. Os candidatos necessitam de observações e análises de acompanhamento para verificar se eles são planetas reais.
Para mais informações sobre a missão Kepler, visite:
https://www.nasa.gov/kepler
ai/UNOPRESS