Florianópolis – A semana começa com o registro de temperaturas elevadas nos três estados no Sul, embora uma frente fria passe pelo mar na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer do dia a temperatura vai oscilar entre 7 graus Celsius (°C) e 36 ºC.
Segundo o meteorologista do Inmet, em Porto Alegre, Gil Russo o dia amanheceu nublado com pancadas de chuva no estado. A previsão do Inmet é de tempo seco no Paraná até o final da semana e pancadas de chuva a partir da próxima quinta-feira (2), em Santa Catarina.
Previsão do Tempo
Segunda-feira (30/08) : Nebulosidade variável em SC, com chuva isolada no início do dia alternando com períodos de sol. O deslocamento de uma massa de ar frio pelo Uruguai e RS provoca pequeno declínio na temperatura.
Tendência para os próximos dias:
Terça-feira (31/08): A massa de ar frio no oceano, próximo do litoral catarinense, diminui a nebulosidade favorecendo a presença de sol em todas as regiões de SC. Vento nordeste, fraco a moderada com rajadas.
Alerta: O mar fica agitado e o vento mais intenso, de 60km/h, com risco para navegação ao sul de Itajaí.
Quarta e Quinta-feira (01 e 02/09): A massa de ar frio no oceano mantem as aberturas de sol na maior parte do estado, principalmente pela manhã. No decorre de quarta-feira um cavado (baixa pressão alongada) se intensifica no RS e com o deslocamento de uma frente fria pelo oceano organizam instabilidade, com mais nuvens e pancadas de chuva na tarde e noite de quarta-feira no Oeste e Meio-Oeste, e no Planalto Sul e Litoral Sul na noite de quinta-feira. Temperatura estável. Vento nordeste e noroeste, fraco a moderada. Alerta: O mar fica agitado com risco para navegação.
Tendência para o período de 03 a 13/09:
Neste período, a passagem de duas frentes frias (entre nos dias 04, 05/09 e no dia 11/09) provocam chuva em SC, com maiores volumes no dia 11/09. Massas de ar frio no sul do Brasil estão previstas para o início do mês e o primeiro declínio nas temperaturas em SC deve ocorrer entre os dias 05 a 08/09. Apesar da atuação do fenômeno La Niña, a chuva deverá ficar próxima da média climatológica no mês de setembro.
AI/Redação24Horas