Joinville – Durante o evento alusivo à Semana do Trânsito, que acontecerá neste sábado (19/09), na Praça Dario Sales, a comunidade de Joinville terá a aportunidade de conhecer algumas inovações tecnológicas no sistema de transporte coletivo da cidade. Trata-se do ônibus a gás e do ônibus de
piso baixo, ambos adaptados para garantir a acessibilidade dos passageiros.
O ônibus a gás é um projeto pioneiro no Brasil, fruto de uma parceria entre a Petrobrás, Busscar e deve ser testado pela Gidion com o apoio da Prefeitura de Joinville através da Fundação IPPUJ. O uso do gás diminui os índices de poluição e torna o veículo ainda mais propício para o trânsito
nas grandes cidades. A capacidade do veículo, cujo motor funciona na traseira do coletivo, é de 80 quilos de gás, o suficiente para 300 quilômetros rodados ou o equivalente a um dia de trabalho.
O protótipo do coletivo movido a gás aguarda a liberação da Petrobrás para, em breve, entrar em operação numa linha de grande tráfego, a Itaum – Centro, responsável pela ligação da zona Sul de Joinville com a região central. Neste trajeto, circulam diariamente cerca de 18 mil pessoas. Além
do combustível menos poluente, outros pontos chamam a atenção no veículo que estará em testes na cidade. Modelo "low-floor", o ônibus é um monobloco Busscar com motor Iveco automático e foi todo adesivado para chamar a atenção do público ao projeto.
O ônibus de piso baixo da Transtusa, possui motor convencional a diesel e a mesma carroceria do protótipo a gás. Ambos são modelos "low-floor", considerados veículos de ponta dentro dos padrões europeus. Os modelos possuem pisos rebaixados atendendo a legislação federal de acessibilidade.
Entre os detalhes, rampa para cadeirantes, rebaixamento (ajoelhamento) de suspensão dianteira, catraca central, informações em braile para cegos e portadores de baixa visão. Os veículos são 50 centímetros mais próximo do solo que os convencionais, possuem 13,20 m de comprimento e 2,8 metros de altura interna.
Os espaços para os idosos estão reservados do centro para o fim dos coletivos que – em virtude da área para a cadeira de rodas – contam com capacidade para 29 passageiros sentados e outros 40 em pé. As empresas do transporte coletivo de Joinville encomendaram outros 10 veículos modelos
"low enter", que também primam pela acessibilidade com pisos rebaixados. Os veículos estão em fase de produção na Busscar e devem entrar em operação no início do próximo ano.
Em paralelo, a Gidion e a Transtusa, atendendo as recomendações da Fundação IPPUJ e a legislação da acessibilidade, estão adaptando mais 50 veículos com elevadores para cadeirantes. Com os modelos low-floor e low-enter, somado aos 12 veículos de transporte eficiente em operação no
sistema, em breve a cidade de Joinville possuirá mais de 20% da frota de ônibus do transporte coletivo adaptados ao que determina a legislação de acessibilidade em vigência.
Fonte: Assessoría de Imprensa