Guaraciaba – O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Primeiros Passos de Guaraciaba promoveu, na última semana, mais uma edição da Noite Mágica. A atividade, que está na segunda edição, envolve mais de 150 crianças das oito turmas do pré-escolar. Na Noite Mágica, as crianças pernoitam na escola e as educadoras planejam uma série de atividades para envolvê-las até a hora de dormir.
Devido ao grande número de alunos, a Noite Mágica é realizada em duas etapas. A primeira, realizada no início do mês de novembro, envolveu 70 crianças das turmas do Pré I (matutino e vespertino) das professoras Alcenia e Amélia e uma turma do Pré II, da professora Gerecí. Nesta noite mágica, o momento mais esperado foi a visita da Fada, que trouxe magia, encanto e alegria. As crianças também tiveram música ao vivo com artistas locais, jantar especial, sorvete e muitas outras brincadeiras.
A segunda etapa da Noite Mágica envolveu cerca de 100 crianças de duas turmas do Pré II e de três turmas do Pré III das professoras Cátia, Delci e Elda. Nesta noite, o momento mais esperado é a Caça ao Tesouro, quando as luzes são apagadas e as crianças de posse de lanternas vão a procura de tesouros, que são presentes, brinquedos. Antes disso, elas tiveram apresentação de capoeira com o grupo Cordão de Contas, de São Miguel do Oeste, e puderam interagir e participar da brincadeira. Além do jantar especial, as crianças também tiveram um buffet de sorvete.
Conforme a coordenadora do Ceim, Odete Balensiefer, a intencionalidade da Noite Mágica é oportunizar às crianças a fantasia, a imaginação, o prazer, a emoção, a alegria e a atenção. Através da vivência com a Fada e da Caça ao Tesouro, as crianças desenvolvem a superação de conflitos, medos e inseguranças e ainda fortalecem e constroem vínculos.
A coordenação agradece aos pais que autorizaram as crianças a participar da atividade, às professoras, merendeiras, aos artistas que se apresentaram, às fadas, à Secretaria de Educação e todas as pessoas que colaboraram para o sucesso de mais uma Noite Mágica.