Mudanças promoverão alterações nos resultados de ativos, passivos e consequentemente, patrimônio líquido. Pontos principais das mudanças estão no tratamento do ativo diferido, REF, registro do leasing, ajustes de avaliação patrimonial, entre outros. Especialista tira dúvidas das novas mudanças para contabilistas, auditores, consultores, empresários e advogados
Ao que tudo indica, não há mais volta na nova lei das S/A e no Regime Tributário de Transição (RTT). No entanto, além de alterações nos resultados de ativos, passivos e, consequentemente, no patrimônio líquido das empresas, os novos tempos prometem trazer dificuldades de adaptação para alguns profissionais das áreas contábil e jurídica.
Para Lourivaldo Lopes da Silva, professor da Contmatic Phoenix (www.contmatic.com.br), desenvolvedora de softwares contábeis, as mudanças inserem o Brasil definitivamente no contexto internacional da contabilidade. O acadêmico ressalta que os pontos principais das alterações referem-se ao tratamento do ativo diferido, REF – resultado de exercício futuro, o registro do leasing, o tratamento das doações e subvenções do poder público, os ajustes a valor presente, os ajustes de avaliação patrimonial, entre outros.
"Todas essas mudanças impactam no resultado das empresas e, também, no tributo em si. O RTT é um ponto interessante de ser observado com essas mudanças, pois a sua opção cria uma blindagem tributária para os anos-calendário de 2008 e 2009", explica Lopes.
Para entender mais sobre o assunto, a Contmatic Phoenix promove palestra sobre as Alterações na Lei das S/A e do RTT, no dia 6 de agosto, a partir de 14h, em São Paulo (Rua Padre Estevão Pernet, 215 – Tatuapé). Dirigido a contabilistas, auditores, consultores, empresários e advogados, o evento trata de temas como leasing, destinação dos lucros, novas regras contábeis, entre outros.
O professor reitera que com o maior rigor nas leis e regimes tributários, as demonstrações do resultado do exercício e os patrimônios apresentados pelas corporações não podem conter erros. "As mudanças contábeis no Brasil e em outros países buscam essa transparência e, com a diminuição de barreiras regulatórias, permitem a unificação da linguagem. Não estar atualizado é o caminho mais curto para estar fora do mercado."
Lopes, entretanto, vê a rigorosidade do fisco como um fato positivo. "A partir do momento em que temos uma linguagem, o campo de trabalho também passa a ser maior", conclui.
Para informações e inscrições, entre em contato com (11) 2942-6720 ou cead@contmatic.com.br.
Sobre a Contmatic Phoenix (www.contmatic.com.br)
A Contmatic Phoenix, empresa especializada no desenvolvimento de softwares administrativos, oferece ao mercado soluções avançadas para as áreas contábil, fiscal e trabalhista.
Fundada em 1987, é pioneira na informatização da escrita fiscal e possui mais de 18 mil clientes, de escritórios contábeis e indústrias a corporações de diferentes setores. Emprega mais de 190 funcionários e tem filiais nas cidades paulistas de Marília, São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto.
Fonte: Assessoría de Imprensa