Tijucas – Mais uma reunião foi realizada com a Comissão de Defesa Civil do Município no final da manhã desta sexta-feira (09) no Gabinete do Prefeito Elmis Mannrich para atualização dos dados referentes às chuvas na região.
De acordo com a Presidente da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, que percorreu todos os bairros do município durante a manhã de hoje, os pontos mais críticos na cidade são:
– Pernambuco: acesso somente por embarcações / comunidade isolada / necessidade de remoção de alguns moradores que foram alertados ontem pelo Corpo de bombeiros mas preferiram permanecer nas residências;
– Localidade de Beira Rio/ Rio da Dona (divisa com Canelinha): moradores isolados
– Nova Descoberta: dificuldade de acesso / moradores isolados e algumas famílias tiveram que deixar suas casas, sendo abrigadas no pavilhão da Igreja Santo Antônio;
– Santa Luzia: bastante alagada, tendo algumas casas invadidas pela água;
– Joáia: isolada, sem possibilidade de acesso à SC 411, nem mesmo pela P2; moradores da Rua Urussanga também estão ilhados;
– Itinga: isolada; sem possibilidade de acesso nem mesmo alternativo;
– Presídio: totalmente isolado e sem possibilidade de efetuar troca de turno dos funcionários;
– Areias/Jardim Progresso: bastante alagados e com algumas casas invadidas pela água.
A Presidente ainda afirma que, se houver necessidade, será acionado um abrigo central, tendo como sede o Ginásio de Esportes da ADEC.
O Desfile Cívico que havia sido transferido para domingo (11) também acaba de ser cancelado, a partir de decisão da Administração Municipal, via Secretaria de Educação.
O trânsito em Tijucas também está sendo constantemente monitorado pela Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes e a orientação é de que os motoristas tenham atenção redobrada nos locais alagados, transitando com precaução e baixa velocidade a fim de evitar acidentes e maiores transtornos para casas e estabelecimentos localizados em pontos onde a água fica acumulada.
Em grande parte do município a condição do abastecimento de água está normal, tendo problemas apenas nas localidades de Oliveira, Terra Nova e Campo Novo onde a represa rompeu e por isso causou interrupção no abastecimento destes bairros, especificamente. A orientação, no entanto, é para que todos economizem água, a fim de evitar racionamento.
A Comissão Municipal mantém o pedido de cautela à comunidade, reforçando a necessidade de alerta constante, até porque o nível do rio continua subindo. Segundo medições recentes, o nível do rio está subindo, em média, 10 a 12 centímetros por hora. A última medição apontava 3,55 metros acima do nível normal.
Os números de telefone para emergência continuam à disposição da comunidade. Em caso de urgência, acione (48) 3263-0150, 3263-0193 ou 3263-7189.
Karina Peixoto
ai/ocapress