domingo, dezembro 22, 2024

Novo abrigo institucional para crianças e adolescentes em Videira

Espaço foi construído no bairro Vinhedo do Velho Antonio e custou cerca de meio milhão de reais

Videira – O prefeito de Videira – Wilmar Carelli inaugurou o Abrigo Institucional Lar Menino Jesus II, que é a nova Casa lar do município. A solenidade foi acompanhada pelos prefeitos Alcidir Felchilcher  de Arroio Trinta,  Claudemir Cesca de Salto Veloso e o vice prefeito de Iomerê – Milto Borga, além da  promotora de Justiça da Comarca de Videira – Maria Regina Lakus Furlin, todos parceiros na construção do novo espaço. O deputado estadual- Natalino Lázare, a presidente da Câmara de Vereadores – Cristiane Zimmer e outras autoridades regionais também prestigiaram o evento.“Ao construirmos este novo espaço as crianças e adolescentes poderão ser acolhidos separadamente por idade e sexo, além disso, terão mais espaço e conforto já que a Casa Lar localizada na Vila Verde já não comporta adequadamente a demanda de todos esses municípios”.

A construção do Abrigo Institucional Lar Menino Jesus II faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público de SC, por meio da Promotoria de Justiça e Curadoria dos Direitos da Infância e da Juventude com as prefeituras Comarca que também usam a estrutura existente em Videira e que dividiram o valor investido no terreno e na nova obra. De acordo com o Termo, Videira foi responsável por 60% do valor, enquanto os demais municípios dividiram os 40% restantes. Empresas locais como a BRF Brasil Foods, a Construtora FETZ, a OAB/ Videira e a designer Morgana Robaskewicz também foram parceiras do empreendimento.

De acordo com o projeto supervisionado e licitado pela Prefeitura de Videira, a nova Casa Lar possui três quartos equipados com banheiros, sendo que um deles é adaptado para deficientes físicos, além de lavabo, refeitório, sala de estar, sala de estudos, recepção, administração, cozinha, depósito e área de serviço. O novo espaço servirá como um complemento para o Abrigo Institucional Casa Lar I, atendendo também crianças e adolescentes de 0 à 18 anos, de acordo com a demanda. A capacidade de atendimento do novo Abrigo é  de 12 crianças  e adolescentes de ambos o sexos.  O custo total da obra foi de R$ 499.185,78 com a construção, aquisição do terreno, aquisição de móveis e eletrodomésticos. “Com esta inauguração, a partir de agora, Videira, oferece hoje dois serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes com equipe técnica, composta por assistente social e psicólogo, bem como coordenação e atendentes. A capacidade de atendimento com estes serviços somam um total de 32 vagas para atender não só o município de Videira, como também os demais municípios da comarca”, disse a secretária de Saúde e Ação Social de Videira – Maria Eneida Furlin Dresch.

Conheça a história dos locais de acolhimento em Videira

A diretora de Ação Social do Município de Videira – Justina Fruet de Lima explica que o Serviço de Acolhimento de crianças e adolescentes tem por objetivo garantir proteção integral (moradia, saúde, alimentação, higienização, vestimenta), acesso a vivências lúdicas e recreativas, a educação formal e atenção especializada  encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, necessitando de acolhimento institucional em caráter excepcional e transitório, com vistas à reinserção familiar e comunitária.

Em Videira, o serviço de acolhimento iniciou em 1993, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Lions Club Videira e Prefeitura, que com esforços múltiplos fomentaram e viabilizaram a construção da “Casa Lar Menino Jesus I”, localizada no bairro Vila Verde, para atender e garantir a proteção integral das crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

Desde a implantação no município de Videira o  Serviço de acolhimento Institucional, vem atendendo  crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 0 a 18 anos incompletos, provenientes dos municípios da Comarca de Videira. De 1993 até 2014 foram abrigadas  443 crianças e adolescentes,  sendo  que as principais causas que provocaram o encaminhamento de crianças e adolescentes para os serviços de acolhimento, foram: negligência, alcoolismo e drogadição, abandono, doenças, abuso sexual e maus tratos.

© Foto: Pedro Schaitel
Silvia Palma
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...