Os ácaros são pequenos aracnídeos que vivem em ambientes empoeirados e úmidos, como o colchão, travesseiro, tapete e estofado. Eles se alimentam de descamação da pele humana e animal, e podem causar alergias respiratórias, como rinite e asma, além de outros problemas de saúde.
O lugar preferido dos ácaro é o travesseiro. Enquanto você dorme, milhares de ácaros estão andando pelo seu travesseiro e se alimentando das secreções eliminadas por sua cabeça.
O travesseiro está repleto de impurezas e é uma provável fonte de alergia. As cortinas, os tapetes e carpetes, que antes eram vistos como os grandes causadores de asma e rinite, deram lugar hoje, aos travesseiros.
O travesseiro é um dos esconderijos predileto do ácaro, uma vez que eles se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono pela boca (saliva), ouvidos (cerume), olhos (lágrima), nariz (coriza), cabelos (seborréia) e pele (suor e pele morta).
O que pouca gente se dá conta, no entanto, é que os travesseiros têm prazo de validade. Segundo profissionais da saúde, devem ser trocados no máximo a cada dois anos, pois a prolongação do uso pode ser uma grande fonte de contaminação por microorganismos.
Depois de 1 ano de uso do travesseiro, 10% de seu peso são ácaros vivos, mortos e suas fezes. Imagina você e sua família passarem 1/3 da vida com travesseiro contaminado?
Eliminar completamente os ácaros é impossível, mas você pode reduzir significativamente a quantidade deles em sua casa e aliviar os sintomas da alergia e rinite com algumas medidas simples:
Como Eliminar o Ácaro:
- Aspire: Aspire colchões, travesseiros, tapetes, estofados e cortinas pelo menos uma vez por semana com um aspirador de pó que tenha filtro HEPA. O ideal é usar um aspirador específico para ácaros.
- Lave: Lave roupas de cama, cortinas e tapetes em água quente (pelo menos 55°C) pelo menos uma vez por semana. Se possível, use um ciclo de secagem com altas temperaturas.
- Umidifique: Mantenha a umidade do ar entre 30% e 50%. Ambientes muito úmidos favorecem a proliferação dos ácaros.
- Ventilação: Abra as janelas da casa todos os dias para permitir a entrada de ar fresco e a circulação do ar.
- Remova o pó: Limpe móveis, prateleiras e outras superfícies com um pano úmido com frequência.
Medidas Adicionais contra o ácaro:
- Use capa antiácaro: As capas antiácaros para colchões, travesseiros e travesseiros impedem que os ácaros entrem em contato com a sua pele e respirem seus alérgenos.
- Evite tapetes e cortinas: Se possível, evite tapetes e cortinas em quartos e áreas com alta circulação de pessoas. Opte por pisos de madeira ou cerâmica e persiana de alumínio ou PVC.
- Mantenha a casa organizada: A bagunça acumula poeira e cria um ambiente propício para o ácaro. Mantenha a casa organizada e evite acúmulo de objetos.
- Reduza a umidade: Evite pendurar roupas para secar dentro de casa. Use desumidificadores em ambientes úmidos.
- Elimine mofo: O mofo é um aliado dos ácaros. Elimine mofo de paredes, tetos e outros locais da casa.
- Controle de pragas: Animais como barata e rato podem contribuir para a proliferação de ácaros. Controle pragas na sua casa.
Dicas Extras:
- Evite bichos de pelúcia: Bichos de pelúcia podem abrigar ácaros. Lave-os com frequência ou guarde-os em sacos plásticos vedados.
- Troque esponja frequentemente: Esponja de cozinha e banheiro podem acumular ácaros. Troque-as com frequência.
- Evite fumar dentro de casa: A fumaça do cigarro piora os sintomas da rinite e pode contribuir para a proliferação de ácaros.
- Consulte um médico: Se você tem alergias respiratórias, consulte um médico para obter um diagnóstico preciso e receber tratamento adequado.
Lembre-se: A combinação de medidas de limpeza, controle ambiental e tratamento médico é fundamental para eliminar os ácaros da sua casa e aliviar os sintomas das alergias.
Com essas dicas, você pode eliminar o ácaro e criar um ambiente mais saudável livre de alergias.
ai/UNO