A Tuberculose é uma doença contagiosa e que pode ser evitada tomando alguns cuidados. Um dos maiores problemas é fazer com que as pessoas terminem o tratamento que é de seis meses, sendo preciso monitorar o doente e aqueles com quem ele teve contato.
Causas da Tuberculose
A tuberculose é causada por uma bactéria chamada “Bacilo de Koch”. Exposição a friagem (como por exemplo “abrir geladeira sem camisa” e “tomar gelado”) também não causam tuberculose.
Como se pega a doença?
Através do ar contaminado com o “Bacilo de Koch”, eliminado pelos pacientes com tuberculose não tratados, através da fala, tosse e espirro. A tuberculose não se transmite pelo sexo e pelo sangue contaminado.
As pessoas qe moram com um paciente tuberculoso podem pegar a doença?
Sim. Por isso, é tão importante que todos as pessoas que residam com o paciente tuberculoso compareçam ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa para realização de consulta médica e, eventualmente, de alguns exames.
É possível prevenir a Tuberculose?
Sim. Existe uma vacina, chamada BCG, aplicada no primeiro mês de vida, a qual é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, principalmente nas crianças. Para prevenir a doença é também muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los mais rapidamente,
reduzindo a chance de contaminação do ambiente. É importante também que o doente, ao tossir e espirrar, tenha o cuidado de proteger a boca e o nariz.
Sintomas e sinais da doença
Os principais sintomas são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.
A doença atinge o pulmão?
Não, outros órgãos podem ser afetados tais como as meninges (meningite), ossos, rins, coração e outros.
A Tuberculose mata?
Sim, desde que não diagnosticada e tratada. Os pacientes com tuberculose não podem abandonar por conta própria o tratamento, pois isto possibilita o surgimento de “Bacilos de Koch” resistentes, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.