Florianópolis – Nesta segunda-feira (18), profissionais do Programa Saúde na Escola, através do grupo Promoção à Alimentação Saudável, iniciará na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz uma avaliação nutricional dos 736 alunos da unidade. A inspeção, coordenada pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde, vai se estender até sexta-feira, dia 22, sempre das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas e 30 minutos.
Com os dados de peso e altura será feito o diagnóstico dos estudantes para ações de intervenção e possíveis mudanças alimentares. Uma das principais preocupações da prefeitura é com o sobrepeso e a obesidade, que é decorrente, entre outros fatores, de refeições inadequadas.
Conforme a pedagoga Mara Andréa Flores Pedrozo, o período em que as crianças e adolescentes freqüentam a escola representa momentos de importantes transformações corporais e de aquisição de hábitos alimentares que irão permanecer na vida adulta. “O hábito alimentar inadequado poderá favorecer também ao desenvolvimento de hipertensão e doenças cardiovasculares”, acrescenta.
Mais 10 escolas municipais irão fazer parte da avaliação nutricional. As próximas unidades a serem visitadas são as escolas desdobradas Osvaldo Galupo (Morro do Horácio) e Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubaé).
Fonte : Assessoria