quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Obra de ampliação e fixação da foz do rio Itapocu

Barra Velha estuda mais uma alternativa para tentar retomar a obra de ampliação e fixação da foz do rio Itapocu, paralisada desde novembro do ano passado. A intenção agora é ver a viabilidade de o Ministério da Pesca assumir a contrapartida devida pela Prefeitura local, avaliada em torno de R$ 900 mil. A informação é do vice-prefeito Claudemir Matias (PSB), que na semana passada, cumpriu agenda para tratar do assunto em Brasília, onde reuniu-se com o deputado Claudio Vignatti (PT), parlamentar que tem bom trânsito no Ministério da Pesca, comandado por Altemir Gregolin.

Vignatti teve acesso a informações e relatórios sobre a obra, e pretende agendar reunião com o ministro, para ver da possibilidade deste valor ser absorvido pelo Ministério da Pesca. Segundo a Administração atual, a contrapartida poderia inicialmente ser arcada pelo Município, mas ficou inviabilizada em virtude da dívida deixada pela gestão anterior, e pelo fato desta gestão ter firmado, em contrato, a possibilidade de arcar com 45% do total do molhe nordeste, do lado de Araquari – valor considerado “pesada demais” para os padrões financeiros do município, segundo adianta o prefeito Samir Mattar (PMDB). Até agora, Barra Velha desembolsou R$ 220 mil na obra da foz, mas não possui mais condições de arcar com estas pendências.

Matias aguarda para os próximos dias o retorno do deputado Vignatti, confirmando a audiência com Gregolin. O Ministério da Pesca, inclusive, já contratou a empresa Catedral, de Curitiba, para efetuar a dragagem que irá desassorear o canal e reabri-lo no ponto exato da foz. Mas os serviços só podem ser retomados após o pagamento desta contrapartida. Na semana passada, Barra Velha viu também a possibilidade de empréstimo da Agência de Fomento do Estado (Badesc), igualmente visando quitar a contrapartida. O prefeito Samir, entretanto, é cauteloso: só emprestará o recurso caso sejam esgotadas as possibilidades de a União absorver a contrapartida. 

 

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...