São Bento do Sul – O deslizamento ocorrido no mês de abril, na rua Estevão Buschle, no bairro 25 de Julho, deixou os moradores bastante preocupados em virtude da possibilidade de novos desmoronamentos ameaçarem as residências. Diante disso a Prefeitura de São Bento do Sul mobilizou frentes de trabalho para a construção do muro de contenção no local. O muro foi construído em junho, e nesta semana foi iniciada a segunda etapa da obra, com o preenchimento de materiais que possibilitem o escoamento da água pela barreira.
Segundo o secretário de Obras Márcio Dreveck, num primeiro momento, após a construção do muro, o local foi preenchido com pedras menores. “Foi preciso aguardar alguns dias para que o material se acomodasse, e agora estão sendo fixadas as pedras maiores”, explicou Márcio. Nesta etapa o serviço é praticamente todo manual, para que as pedras fiquem firmes e juntas.
Tubulação no Schramm
Na rua Emílio Paulo Pilz serão fixados mais de cinquenta tubos para o escoamento da água da chuva. A tubulação atende uma reivindicação dos moradores da parte mais baixa da rua, que tinham suas residências inundadas com as enxurradas.
Patrolamento na Estrada Banhados III
A Estrada Banhados III liga os bairros Rio Vermelho Povoado ao Centenário. Nesta semana máquinas fazem o serviço de patrolamento e ensaibramento da via. Em alguns trechos a tubulação também foi consertada. Em outros pontos, onde a via é muito estreita, será retirado parte do barranco para melhorar a segurança dos motoristas e pedestres. No local serão utilizados aproximadamente 500 metros cúbicos de saibro.
Alargamento na área rural
No final da Estrada Fundão, mais especificamente o trecho que liga até a Ponte dos Vieiras, também conhecido como morro “Boa Vista”, os produtores rurais solicitaram o alargamento da via. Segundo o secretário, os moradores tem dificuldade de transitar com as máquinas agrícolas e para os caminhões que fazem o transporte da produção o trajeto era perigoso, pois somente um veículo tinha passagem. Os moradores ainda comentaram que a maior dificuldade estava na passagem das colheitadeiras, e que para isso era necessário alugar um outro veiculo que pudesse fazer o transporte. A obra deve ser concluída nos próximos dias.
AI/Redação 24 horas