Itapema – A continuação do Parque Calçadão, maior obra da história do turismo de Itapema, segue a todo vapor. Um mês depois da assinatura da ordem de serviço desta nova etapa, realizada pelo prefeito Sabino Bussanello em 4 de setembro, a empresa Esteio Pavimentação e Construção Ltda., vencedora da licitação da obra civil, executa nessa semana os serviços de topografia e locação, consideradas etapas preliminares da obra.
O trabalho de locação compreende à definição técnica de onde ficarão, por exemplo, os meio-fios e demais itens que fazem parte do Parque Calçadão, levando em consideração a área da via e seus acessos. Nas últimas semanas, a empresa e a Secretaria Municipal de Infraestrutura retiraram as lajotas que pavimentavam a via. O material recolhido será utilizado na recuperação de outras ruas da cidade.
A ampliação do Calçadão fica entre as ruas 215 e 205, na Meia Praia. Após a conclusão total das obras, prevista para fevereiro de 2010, o parque somará 2 quilômetros de extensão (metade de toda orla da Meia Praia, que já está contemplada no trecho entre as ruas 215 e 255).
A extensão do Parque Calçadão custará R$ 1.079.772,36 para a obra civil e R$ 82.729,60 em sinalização, que será realizada pela empresa More Sinalização e Construção. A Secretaria de Gestão Urbana, que faz o acompanhamento técnico da obra, realizou algumas adequações com relação ao projeto da primeira etapa, idealizado pelo arquiteto Daniel Szwec, da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico.
O Parque Calçadão é realidade graças a uma grande parceria da Prefeitura com o Governo Federal, que contribuiu diretamente na execução desse empreendimento através de repasses provenientes do Ministério do Turismo.
Fonte : AI