Itajaí – O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro dos Portos, Pedro Brito estará nesta quarta-feira (27/10), na cidade da Itajaí, em Santa Catarina, para a inauguração do berço 2, do Porto de Itajaí. Com esta obra, o Governo Federal entrega aos catarinenses, totalmente reconstruído, o que foi danificado pelas enchentes de 2008.
As obras emergenciais totalizaram o investimento de R$ 350 milhões, valor destinado à dragagem de aprofundamento e reconstrução dos berços 1 e 2. Com dragagem finalizada e com os 272 metros de cais, que compreendem o berço 1, inaugurado dia 13 de setembro, a SEP retorna ao Estado para entregar os 228 metros que restavam, o berço 2.
Além do aumento de movimentação, a obra propiciará ao porto, a instalação de equipamentos de grande porte para o transbordo e transferência de cargas. A Segundo o Ministro, a estrutura atual é bem superior a original. A obra possibilitará também a entrada de navios de até 105 mil toneladas com uma capacidade de movimentação superior a 84 contêineres por hora, com três portêineres simultâneos. Vale ressaltar que esta obra foi realizada em caráter emergencial e toda a execução foi realizada em três turnos.
Com a recuperação dos berços 1 e 2, o Porto Público fica com quatro berços de atracação e totalmente capacitado para absorver a demanda do mercado, inclusive navios de grande porte, que calam até 14 metros.
O Porto foi contemplado ainda pelo Programa Nacional de Dragagem (PND), instituído pela SEP para aprofundar o canal dos principais portos. O PND, executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em fase de licitação, deixará o porto com a capacidade de -14 metros.
Realidade atual – O Complexo Portuário de Itajaí, que congrega o Porto Público mais terminais privados, entre eles o Portonave, de Navegantes, deve fechar outubro com recorde histórico. A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil TEUs por ano. De janeiro a setembro deste ano, foram 684,6 mil TEUs e a expectativa é que a movimentação acumulada até outubro atinja 785 mil TEUs. Já o volume estimado para 2010 deve superar 900 mil TEUs, superando em 100 mil a projeção inicial da Autoridade Portuária, que era fechar o ano com 800 mil TEUs.
A Portonave, que opera no complexo, também registra bons resultados. De janeiro a setembro, alcançou 427 mil TEUs de movimentação, superior a todo o ano passado, quando foram movimentados 414 mil TEUs. Na comparação com iguais períodos de janeiro a setembro, o crescimento, este ano, é de 58% na Portonave. Se analisada a média mensal movimentada na margem direita do Rio Itajaí-Açu, a movimentação acumulada pela Portonave entre janeiro e outubro deve ficar próxima dos 480 mil TEUs.