quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Obras no sistema de drenagem já surtem efeito em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – Na avaliação do secretário de Obras o reflexo da colocação de novas galerias, tubos e desassoreamento de rios e riachos já pôde ser sentido durante as chuvas da semana passada

Apesar das constantes chuvas da semana passada, o registro de ocorrências da Defesa Civil aponta para uma diminuição no número de pontos de alagamentos na cidade, se comparado a outras ocasiões como em janeiro deste ano. Se naquele momento 15 bairros registraram pontos de alagamentos, desta vez este índice caiu pela metade: sete bairros.

O diretor da Defesa Civil, Ronis Roberto Bosse, atribuiu isto aos investimentos que o município tem feito na melhoria do sistema de drenagem em várias ruas da cidade. “A troca de tubos menores por maiores ou até mesmo por galerias eliminou diversos pontos de estrangulamento, permitindo o melhor escoamento das águas”, destacou o diretor.

Já o secretário de Obras e Serviços Públicos, Odimir Lescowicz, destaca que a melhoria nos sistemas de drenagem de águas pluviais em várias ruas do município é uma das prioridades da atual gestão. “A gente percebeu que melhorou. Pontos que costumavam dar problemas como a Tifa Schubert e Amizade desta vez não registraram nenhuma ocorrência”, constatou o secretário. “No entanto, há muito a ser feito ainda”, reconheceu.

O trabalho de colocação das galerias se intensificou pós mapeamento técnico foram identificados pontos críticos de alagamentos em bairros como Tifa Monos, Czerniewicz, Baependi, Ilha da Figueira, Vila Nova, Nereu Ramos, Barra do Rio Molha, Três Rios do Sul e Amizade. Em alguns destes lugares o problema era antigo. Em outros, as dificuldades se acentuaram após as enxurradas de início deste ano.

Com base nestas informações, foi feita uma planilha que a prevê construção, para os próximos meses, de mais de 800 galerias de águas pluviais, investimento superior a R$ 1,82 milhão. Destas, 345 galerias já foram concluídas.

Além da construção de galerias, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos também tem priorizado a instalação e substituição do sistema de tubulação existente em importantes ruas de Jaraguá do Sul.
Entre janeiro e agosto: colocados um total de 9.416 tubos

No mesmo período, a Prefeitura de Jaraguá do Sul promoveu 29 ações de desassoreamento de rios, ribeirões e riachos em 20 bairros. Em outra ação, conjunta com a Defesa Civil, a Secretaria de Obras também construiu 26 obras de contenção com pedras em 20 bairros da cidade, (ver quadro)

Emerson Gonçalves
ai/ocapress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...