quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Ocupação do feriado chegou a 100% nos hotéis de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú experimentou, no último final de semana, uma amostra do que deve ser a temporada 2009/2010. A Praia Central esteve lotada, assim como o Calçadão da Avenida Atlântica, com diversas pessoas passeando ou mantendo a forma física. Nos hotéis, o clima não foi diferente. Com o benefício do feriadão do dia 12 de outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil) e das festas de outubro, pessoas do interior do Estado, de regiões próximas a Balneário Camboriú, e principalmente dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de outras regiões do Brasil vieram à cidade e animaram a economia local.

Segundo informou o departamento de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, o maior movimento de ônibus de turismo, que passaram pelo Portal de Informações Turísticas, PIT, foi no sábado, dia 10.  A maioria dos visitantes veio do estado de São Paulo, que apresentou 87 ônibus com 3.638 visitantes. Em segunda colocação ficou Rio Grande do Sul, com entrada de 35 ônibus neste dia e 1.336 turistas. O Paraná compareceu com 16 ônibus, que trouxeram 630 visitantes. Minas Gerais veio com sete ônibus (275 pessoas) e Santa Catarina com cinco (155 visitantes).

No geral, o fim de semana foi positivo, segundo a avaliação do departamento, pois no ano passado, durante o mesmo período, não houve o incentivo do feriadão. A comparação apresentou, no total de 9 a 13 de outubro, 247 ônibus, enquanto que em 2008 foram 165 ônibus, incluindo nacionais e internacionais, apesar de que a grande maioria da época é de brasileiros que procuram as festas da região, com destaque para a Oktoberfest, em Blumenau, a Marejada em Itajaí e a Fenarreco, em Brusque.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Fernando Dalvesco, disse que os resultados positivos se deram em vários setores da economia municipal, tanto na hotelaria, quanto no comércio em geral. “É mais uma prova de que nós temos que dar total incentivo às festas das nossas cidades vizinhas. Isso eu defendo sempre. Não precisamos criar festas nessa época, para competir com a região. Teremos nosso público garantido”, completa o secretário.

Hotelaria

Segundo informou o Sindisol – Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e região, a ocupação do feriado ficou na média dos 80%, isso porque, devido ao mau tempo da segunda-feira, muita gente retornou para casa antes do previsto. Em alguns hotéis, a ocupação ficou acima da expectativa, foi o caso de um estabelecimento da Avenida Brasil. A gerente, Sara Radum, disse que o hotel teve 100% dos leitos ocupados durante o sábado e domingo, mas nos dias 12 e 13 ficou em aproximadamente 40%. “O próximo fim de semana deveremos ter boa ocupação, pois será o último final de semana da Oktoberfest”, analisa. Sara também acredita que a partir deste mês todos os fins de semana devem ter boa procura pelo hotel.

E não foi só na Avenida Brasil que foi registrada ótima ocupação. No Pontal Norte, um hotel registrou 95% de leitos ocupados durante dois dias, 10 e 11. Segundo explica Jaqueline Andrade, do setor de reservas, a maioria das ocupações foi feita por grupos que vieram para aproveitar a festa de Blumenau. Em compensação, segunda-feira de feriado choveu e Jaqueline afirma que a taxa baixou para 30%. Continuou assim nesta terça-feira, 13. “Para o próximo fim de semana deveremos ter uma ocupação de 70%. O grande problema tem sido o clima. Os turistas tem reclamado das chuvas”, afirma.

Em outro hotel da Avenida Central quase 80% dos leitos foram ocupados durante o fim de semana. Na segunda-feira, a taxa caiu para 30%. Mesmo com a queda, o funcionário José Satiro disse que a expectativa é muito boa para as próximas semanas. “O verão deve ser muito bom. O nosso obstáculo ainda é o clima”, confirma Satiro, informando ainda que no hotel houve ocupação homogênea. “Tivemos grupos e individuais, na mesma proporção”.

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Balneário Camboriú fez uma rápida análise sobre o movimento econômico do feriadão em Balneário Camboriú. O secretário executivo, Helder Couto Vieira, disse que a expectativa era de aumento em 3%, em relação à economia gerada no mesmo período do ano passado. “Mesmo ainda sem os números oficiais, certamente o comércio atingiu a projeção”, avalia Helder. Ele afirma que o clima não interferiu no consumo positivo do fim de semana.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...