Pesquisa revelou média de 4,1% de queda na ocupação em 2012 em seis capitais, enquanto Florianópolis registrou alta de 1,6%
Florianópolis – Em comparação com a média de outras capitais brasileiras, o setor hoteleiro de Florianópolis pode se considerar um alvo menos certeiro do respingo negativo referente ao baixo crescimento do PIB, à lenta recuperação econômica americana e à crise europeia. De acordo com uma pesquisa divulgada quinta-feira (18), feita em seis capitais pela HotelInvest, em 2012 a taxa de ocupação dos hotéis tiveram queda de 4,1% em relação ao ano anterior, e em contrapartida, houve um aumento de 8% nas diárias.
As cidades pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.
Já em Florianópolis, estudos realizados mensalmente pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) do município, revelaram que, ao contrário desta média, a capital catarinense registrou leve alta de 1,6% na ocupação em 2012 em relação ao ano anterior. Para Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS, é mais um motivo para comemorar. “Esse aumento, apesar de pequeno, pode ser considerado muito bom para o período, principalmente se comparado às demais capitais.”.
Juliete Lunkes
UNOPress