domingo, dezembro 22, 2024

Óleo de cozinha na coleta seletiva de Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – A implantação do recolhimento de óleo de cozinha na coleta seletiva do município – uma das metas dos 100 dias da administração municipal de Jaraguá do Sul – começou a ser viabilizada na última quinta-feira (14), durante reunião nas dependências da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente. Promovido pela Fujama e coordenado pelo presidente da instituição, Leocádio Neves e Silva, o encontro envolveu a participação de representantes de duas empresas, que estão interessadas e dispostas a participar deste processo: Vitor Amadeu Dalcir e Marcos Antonio Dalcir, da Ambiental Santos, de Itaperuçu/PR, que realiza a reciclagem do óleo de cozinha e já faz recolhimento deste material em escolas e cozinhas da cidade; e Mário Luiz dos Santos, da Ambiental, de Joinville, atual responsável pela coleta seletiva em Jaraguá.

Para Mário dos Santos, a possibilidade de incluir o óleo de cozinha na coleta seletiva é concreta, bastando fazer algumas adaptações nos veículos da Ambiental já utilizados neste serviço e estabelecer um local em que o produto possa ser armazenado para posterior recolhimento da empresa paranaense. De acordo com Marcos Dalcir, a Ambiental Santos também está preparada para integrar este processo. Ele explica que atualmente sua empresa recolhe o óleo de cozinha através de coleta espontânea, que envolve principalmente as comunidades escolares – estudantes, professores e familiares – do ensino público municipal e estadual em Jaraguá do Sul, onde são recolhidos, em média, 10 mil litros por ano. Vitor Dalcir informa que, hoje, seus caminhões vêm a cada 15 ou 20 dias para buscar o óleo em Jaraguá, mas sua empresa está estruturada para fazer esta coleta semanalmente ou até em menor frequência, se houver necessidade.

O presidente da Fujama, Leocádio Silva, salienta que os pontos de entrega voluntária do óleo de cozinha permanecerão. “A inclusão do óleo de cozinha na coleta seletiva oficial é para oferecer mais uma opção à comunidade, pois ainda há muitas pessoas que armazenam em casa e têm dificuldade para fazer o descarte, por não ter filhos na escola ou morar distante de uma unidade escolar, por exemplo”, esclarece. Ele acrescenta que o próximo passo é encontrar um local para armazenamento no município. Depois de acertada toda a logística entre as empresas e o poder público, será realizada uma campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha, com orientações sobre a melhor forma de seu acondicionamento para descarte, que deve ser feito, preferencialmente, em garrafas PET.

Jorge Pedroso
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...