Balneário Piçarras – Representantes de Balneário Piçarras na fase regional da competição serão conhecidos até 03 de setembro
Os alunos do ensino fundamental de Balneário Piçarras que participam da 2ª Olimpíada da Língua Portuguesa, inscreveram esse mês as redações com as quais irão participar do concurso. Promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, a competição está mobilizando estudantes e professores da rede municipal. Eles participam da fase local com textos que abordam o tema: “o lugar onde vivo”. Até dia 03 de setembro, as comunidades escolares saberão quem são os classificados para a fase regional.
A Secretaria da Educação, que coordena o projeto na cidade, estima que mais de 600 estudantes do 5º ao 9º participaram das oficinas de redação promovidas nas escolas desde maio. Eles conheceram e produziram poemas, memórias e crônicas. “Para produzir os textos, os alunos promovem um resgate histórico e cultural e estreitam vínculos com a comunidade”, explica a coordenadora local, Viviane Inês Lauschner.
Resgate
De volta à sala de aula: poetisa Francisca Borba participou das oficinas de redação nas escolas
Durante a primeira etapa, os professores de língua portuguesa das quatro escolas municipais inscritas promoveram oficinas de redação
gcom o objetivo de estimular os alunos a escreveram mais e conhecerem os diferentes estilos de texto. Escritores locais como a poetisa Francisca Borba e o pesquisador da história local Luiz Ferreira da Silva participaram dos encontros com os alunos.
A seleção dos trabalhos encerrou segunda-feira (16), quando uma comissão escolar escolheu um texto em cada categoria para disputar a fase municipal. Os classificados receberão certificados expedidos pelas escolas. Até dia 03 de setembro, uma comissão especial vai selecionar os três representantes do município para a fase regional. Eles receberão prêmios oferecidos pela Secretaria da Educação em parceria com empresários locais.