Florianópolis – A comissão julgadora estadual da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa, criada dentro do programa “Escrevendo o Futuro”, reúne- se nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), no Hotel Mercure, no Itacorubi, na Capital. Os membros selecionarão 20 trabalhos de mil que foram enviados por alunos e professores de escolas públicas catarinenses.
A seleção realizada em Santa Catarina está em sua 2ª edição e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O objetivo é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita. O tema central é “O Lugar onde Vivo”, desenvolvido nos gêneros: textual, poesia, memória literária, crônica e artigo de opinião.
Os trabalhos escolhidos participarão da etapa regional, a ser realizada ainda este mês, em Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.
O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS). A coordenação técnica é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Em Santa Catarina, o “Escrevendo o Futuro” existe desde 2004. No Estado, o programa propiciou várias ações de formação continuada para professores de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, que foram realizadas para orientar a produção de textos de alunos. “Em 2010, as ações estão sendo potencializadas”, ressalta o diretor de Educação Básica e Profissional da SED, Antônio Elízio Pazeto.
Em sua segunda edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa está ampliando a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a trabalhar, também, com professores e alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries do Fundamental, além do ensino Médio.
Comissão Julgadora Estadual
É formada por especialistas, escritores, professores, mestres e doutores em Literatura Portuguesa. São eles: Luzia Madalena Leite – coordenadora representante do Consed; Graziane Ubiali – representante da Undime; Nelita Bortolotto – presidente da Comissão Julgadora Estadual – professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Eliane Debus – também professora da UFSC; Alcides Buss – poeta e professor da UFSC; – Maria Izabel de Bortolo Hentz – professora da UFSC; Vilca Merizio – escritora e professora da UFSC; Deniz Raduz – poeta e escritor; Maria de Lourdes Krieger –escritora e professora da UFSC e Antônio Gil Neto, da Cenpec.
AI/Redação 24 horas