sábado, dezembro 21, 2024

Olimpíada de Língua Portuguesa chega à reta final

Florianópolis – A comissão julgadora estadual da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa, criada dentro do programa “Escrevendo o Futuro”, reúne- se nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), no Hotel Mercure, no Itacorubi, na Capital. Os membros selecionarão 20 trabalhos de mil que foram enviados por alunos e professores de escolas públicas catarinenses.

A seleção realizada em Santa Catarina está em sua 2ª edição e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O objetivo é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita. O tema central é “O Lugar onde Vivo”, desenvolvido nos gêneros: textual, poesia, memória literária, crônica e artigo de opinião.

Os trabalhos escolhidos participarão da etapa regional, a ser realizada ainda este mês, em Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.

O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS). A coordenação técnica é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Em Santa Catarina, o “Escrevendo o Futuro” existe desde 2004. No Estado, o programa propiciou várias ações de formação continuada para professores de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, que foram realizadas para orientar a produção de textos de alunos. “Em 2010, as ações estão sendo potencializadas”, ressalta o diretor de Educação Básica e Profissional da SED, Antônio Elízio Pazeto.

Em sua segunda edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa está ampliando a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a trabalhar, também, com professores e alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries do Fundamental, além do ensino Médio.

Comissão Julgadora Estadual

É formada por especialistas, escritores, professores, mestres e doutores em Literatura Portuguesa. São eles: Luzia Madalena Leite – coordenadora representante do Consed; Graziane Ubiali – representante da Undime; Nelita Bortolotto – presidente da Comissão Julgadora Estadual – professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Eliane Debus – também professora da UFSC; Alcides Buss – poeta e professor da UFSC; – Maria Izabel de Bortolo Hentz – professora da UFSC; Vilca Merizio – escritora e professora da UFSC; Deniz Raduz – poeta e escritor; Maria de Lourdes Krieger –escritora e professora da UFSC e Antônio Gil Neto, da Cenpec.

AI/Redação 24 horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...