Içara – Com intenção de controlar e reduzir o número de animais de rua em Içara, dois projetos para castração foram apresentados pela Associação de Proteção Animal Amigo Bicho, hoje (27/2), aos representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde do Município.
Os projetos foram elaborados pela médica veterinária Ana Cristina e contemplam duas opções. Uma delas, seria a construção de um centro de castração próprio da cidade. A outra situação seria a contratação, por meio de licitação da prefeitura municipal, de uma clínica terceirizada para executar as castrações. De acordo com a voluntária da Ong Amigo Bicho, Mariah Silva Réus, a finalidade do projeto é castrar, em um ano, 1.700 animais de rua entre cães e gatos existentes no município de Içara.
Mariah também informou que além destas duas propostas, teria uma terceira sugerida pelo Governo Municipal. Segundo ela, esse terceiro projeto vem sendo estudado pela equipe da prefeitura e corresponde a um contrato de cooperação técnica com o Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), em Orleans. “No momento estamos fazendo um levantamento dos custos e vantagens de cada um para ver o que é mais viável para Içara”, destaca a voluntária..
Uma reunião será agendada pelo secretário municipal de Saúde, Lauro Nogueira, com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, para que as propostas sejam apresentadas.
Mariah Silva Réus
Morgana Réus
UNOPress