Florianópolis – A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) anunciou hoje, 10/02, em coletiva à imprensa, o esquema de policiamento para os quatro dias de folia. A Polícia Militar vai disponibilizar um efetivo de 10,5 mil homens para atuar nas cidades com festejos de momo, já incluído o efetivo normal de cada região. A Grande Florianópolis e as cidades de Laguna, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Águas de Chapecó e Joaçaba vão receber uma atenção especial.
A Polícia Civil também vai ganhar reforço em seus plantões nas centrais de polícia de Florianópolis, Balneário Camboriú, Laguna, São José e Joaçaba e atuar em investigações nas cidades com programação de arnaval. Segundo o delegado Geral da PC, Maurício Eskudlark, cerca de 200 policiais vão estar envolvidos na Operação Alegria 2010. A novidade este ano é que três Delegacias Móveis vão funcionar em Florianópolis, Balneário Camboriú e Joaçaba.
A estrutura montada vai permitir que em média, por dia, mais de 800 policiais militares, civis e bombeiros militares trabalhem na Operação Alegria 2010. A exemplo do que aconteceu no ano passado, a Polícia Militar mantém a estrutura de “patrulhões” para fazer a segurança na área central da cidade e em locais de grande aglomeração. Os “patrulhões” são equipes reforçadas que vão percorrer toda a área central e nos locais de maior movimento.
A PM também vai oferecer um serviço de transporte até em casa para o folião que se exceder no álcool. O “disque-pileque”, segundo o Coronel Eliésio Rodrigues, Comandante Geral da Polícia Militar, pretende evitar que motoristas embriagados transitem pelas estradas colocando em risco a sua vida e a de outros.
Também serão instalados dois postos fixos da Polícia Militar – um no Largo da Alfândega e outro na passarela Nego Quirido. A PM pretende ainda usar as plataformas de segurança e as unidades de videomonitoramento móvel. Duas delas em Florianópolis e outra em Laguna. Os “patrulhões” vão percorrer o TICEN – terminal de ônibus no centro – para evitar brigas e tumultos. Na Passarela Nego Quirido também será montado um posto de comando. Barreiras policiais serão montadas nas entradas e saídas dos morros que formam o Maciço do Morro da Cruz e no continente. A PM também vai intensificar a fiscalização nos ônibus que chegam à área central da cidade. Já o Corpo de Bombeiros vai reforçar com salva vidas civis as praias de Florianópolis, Laguna e Balneário Camboriú.
No Norte e Leste da Ilha, as 7º (Canasvieiras), 8º (Ingleses) e 10º (Lagoa da Conceição) delegacias de polícia mais a 5ª DP do bairro da Trindade terão reforço em sua estrutura. Alunos que estão em curso de formação na Academia da Polícia Civil serão disponibilizados e vão reforçar os plantões e as equipes de investigação. Foram destacados seis delegados e mais oito policiais por delegacia para o trabalho de ronda e investigação.
A “Operação Alegria 2010” começa às 18 horas do dia 12 de Fevereiro e vai até as 8 horas de Quarta-Feira de Cinzas, dia 17 de Fevereiro. Participaram da coletiva o secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet; Comandante-Geral da PM, Coronel Eliésio Rodrigues; o Delegado Nivaldo Claudino Rodrigues, da Diretoria de Polícia Metropolitana da PC; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Cordeiro Neto; o secretário de Comunicação de Florianópolis, jornalista Fenelon Damiani, e autoridades da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Uma experiência que deu certo nos anos anteriores será repetida. É a distribuição gratuita de pulseiras de identificação que devem ser colocadas em crianças com nome, endereço e telefones de contato caso elas se percam dos pais. A SSP confeccionou 30 mil pulseiras que serão distribuídas a partir desta sexta-feira.
Durante o Carnaval, conforme determinação do Chefe da Polícia Civil, Maurício José Eskudlark, estão suspensos os portes de armas, ainda que concedidos regularmente pelo órgão próprio da administração estadual. A Polícia Civil também irá deflagrar planos emergenciais de busca e captura de foragidos através de ações ostensivas e preventivas. A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) vai manter equipes de plantão durante todo o reinado de momo para dar suporte às outras unidades da Polícia Civil em casos de emergência. Documentos perdidos e entregues à polícia deverão ser procurados nas centrais de polícia ou qualquer posto de comando.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão espera proporcionar o melhor Carnaval para os foliões nativos e àqueles que nos visitam nesta época do ano. Bom Carnaval. Bom Divertimento. E não esqueça: se beber, não dirija.