Videira – A Biblioteca Municipal Euclides da Cunha de Videira serviu de instrumento para um amplo trabalho de pesquisa dos alunos da 6ª série da Escola de Educação Básica Municipal Vilson Pedro Kleinubing. Coordenados pela professora de História – Cristiane Guill, os estudantes utilizaram livros e a sala de pesquisa on line para aprofundar os conhecimentos em torno da Reforma Religiosa e a Contra Reforma.
Durante os trabalhos, eles puderam identificar as questões religiosas que envolviam a igreja católica; analisar práticas de igreja que desagradavam alguns estudiosos e religiosos; conhecer instrumentos utilizados na "Santa Inquisição" para torturar os hereges e reconhecer as igrejas protestantes, entre outros assuntos.
Através de pesquisa, os alunos também visualizaram os instrumentos de tortura da Idade Média e conheceram o funcionamento dos aparelhos. Com essa iniciativa construíram maquetes que foram expostas na escola, a fim de compartilhar o conhecimento. “Os trabalhos ficaram tão representativos que após a exposição na escola, enviamos para a Biblioteca, pois desta maneira mais gente poderá ter acesso a essas informações compiladas de forma diferente”, aponta a diretora da Unidade de Ensino – Lindamar Laube.
Quem quiser visitar a exposição, a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30.
Fonte: Assessoría de Imprensa