Joinville – A programação da Semana da Diversidade deste sábado (27/06) vai promover apresentações culturais, sessões de cinema e discussões entre os movimentos da diversidade. As atividades iniciam na Praça Nereu Ramos com uma mobilização pública e apresentações culturais às 10 horas.
O evento vai contar com as participações do grupo joinvilense Arueira, cantando MPB e composições próprias, e dos músicos Guilhermo Santiago e Paulo Zani, que prometem envolver o público em sua apresentação. Os grupos de dança Cia Joindance e Studio Dois Pra Lá e Dois Pra Cá se apresentam ao ritmo da dança de rua.
Os movimentos LGBT da cidade irão se reunir no Centro de Convenções Alfredo Salfer às 14 horas para discutir ações e resultados da 1ª Semana da Diversidade Joinville. A programação cultural formada por exposições, palestras, mesas-redondas e debates contou com a participação de cerca de mil pessoas no Teatro Juarez Machado. Ontem, na abertura do Mix Brasil de Cinema e Vídeo o Teatro voltou a ficar cheio com 450 expectadores.
No Teatro Juarez Machado continua a programação do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo. A exibição de dez curtas será dividida em duas sessões: às 15 e 17 horas. Entre as produções, comédias e dramas contam histórias de amores proibidos, dúvidas, solidão e a busca pela liberdade. Os ingressos são gratuitos e o público deve chegar 40 minutos antes das sessões para garantir a entrada. O evento é aberto ao público em geral. A classificação indicativa é de 18 anos.
O encerramento do Festival Mix será realizado na UP Joinville com a exibição do longa “Japan, Japan”. A sessão inicia às 21 horas. A produção conta a história do jovem Imri, que acaba de sair do exército e se muda para a exótica Tel-Aviv. A nova vida traz surpresas e dificuldades, como aprender japonês e conseguir trabalho. O evento é aberto ao público e gratuito. Os ingressos já estão esgotados. Classificação indicativa 16 anos.
No domingo (28/06) as atividades finais da Semana da Diversidade começam às 14 horas na frente do Centreventos Cau Hansen. O aquecimento para a Parada da Diversidade será ao som dos DJ”s Rodrigo, Yamara e Ale. A Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) também participa do evento. Às 15h30 a equipe da Felej promove o aquecimento dos participantes com ginástica laboral. O grupo Swing Mania promete contagiar com sua aula de axé aeróbico.
A abertura do símbolo do movimento LGBT, uma bandeira do arco-íris de 240 m², marca o início da Parada, programada para às 16 horas. Ao som de um trio elétrico os participantes caminham até o Mercado Municipal. Na praça do Mercado o show começa às 17h30 com apresentações de dança dos grupos Fernando Lima, Fúria das Ruas e Studio de Dança Dois Pra Lá e Dois Pra Cá. A presença de drag-queens da cidade, Curitiba e Florianópolis dão o colorido ao encerramento da festa.