Urussanga – A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em princípio, qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, dependendo do uso que se pode fazer dele.
Pensando desta forma, a professora Silvia Regina Gesser tem feito do parque infantil do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, palco das aulas extra classe dos alunos da pré-escola do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida, de Urussanga, onde leciona. Ela leva a turma para uma roda de conversa, faz contação de histórias e na seqüência, relaciona tudo o que a criança conhece no local, aos projetos desenvolvidos na sala de aula.
O objetivo é enriquecer e ampliar o projeto político-pedagógico da instituição, que não precisa ser confinando à área da escola. Além das atividades que fazem parte do curriculum, as crianças fazem lanche, brincadeiras no parque entre outras atividades. O parque infantil conta com dois conjuntos de gangorras, dois conjuntos de balanço com três cadeiras cada, dois gira-gira, brinquedo também conhecido como carrossel, duas escadas horizontais, quatro escorregadores, e um parque completo com duas torres.
De acordo com o Prefeito Luiz Carlos Zen o parque foi entregue em junho e é uma satisfação imensa ver o quanto ele está sendo utilizado pelos moradores. “Além de saber o quanto é importante o trabalho pedagógico extra classe, fico feliz de ver aos domingos, principalmente, famílias inteiras no local para recreação com as crianças”, disse ele.