quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Pedro Ivo Campos, uma escola de “Guerreiros”

Joinville – A Escola Municipal Pedro Ivo Campos, no bairro Costa e Silva, campeã pelo segundo ano consecutivo no 27º Festival de Dança de Joinville, recebeu nesta sexta-feira (07) o prefeito Carlito Merss, o vice, Ingo Butzke, e o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes. Eles foram conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe escolar com apoio da comunidade que resultou no destaque nacional em danças populares, conjunto Junior.

Guerreiros é o nome da coreografia. A coreografia é um auto natalino do estado de Alagoas. Surgiu no final da década de 20, por volta de 1927, sendo dançado principalmente no Natal, de 24 de dezembro a seis de janeiro. O colorido das roupas tem uma forte simbologia: as vestimentas azuis representam os cristãos,e o vermelho, os mouros. O amarelo simboliza as estrelas e o verde o patriotismo brasileiro.  Os adereços, como as capelas, são as apresentações da cultura local, com bastante cunho religioso. É um embate entre os guerreiros, festejado popularmente.

O prefeito parabenizou a comunidade que ajudou na montagem das roupas e destacou as outras premiações que a rede municipal tem recebido. "Nós temos alcançado conquistas importantes neste período de governo. Iniciamos a eliminação do turno intermediário, obtivemos outros sete prêmios e nós próximos dias teremos a escola integral", anunciou Merss, fazendo referência à outra meta que começa a ser implantada.

Para o secretário de educação, Marquinhos Fernandes, a escola Pedro Ivo Campos serve de exemplo e inspiração para novos projetos. "Nós vamos lançar neste mês o projeto da escola em contraturno. Os alunos poderão ter atividades de dança, canto, xadrez, judô, fora do seu horário de aula e com maior apoio da secretaria", destacou.

Yaohana Deolinda, 14 anos, é uma estudante que participa do grupo de dança. Ele esteve pela primeira vez participando do festival e conta como foi ser campeã. "O difícil da apresentação, no Centreventos, é saber que alguém está te avaliando. Aqui na escola, é bom porque a gente está sendo homenageada".

A professora e coreógrafa Elisiane Wiggers Zipperer comentou que a pesquisa iniciou em 2008. A montagem do trabalho foi realizada no início deste ano e os ensaios a partir de fevereiro, três a quatro vezes por semana, com 27 alunos de 13 e 14 anos.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...