Município quer superar participação de 7 mil pessoas em 2013; objetivo é fazer de 15 a 30 minutos de exercícios quarta, dia 28.
Penha – Penha vai viver nesta quarta-feira as emoções do Dia do Desafio, competição mundial que tem como objetivo estimular a prática da atividade física e os hábitos saudáveis. Nos períodos matutino e vespertino desta quarta-feira (28 de maio), os penhenses enfrentam os moradores da cidade de Cienfuegos, em Cuba, durante 15 a 30 minutos. Ganha quem mobilizar o maior número de moradores para a prática dos exercícios.
Segundo o professor Cley Anderson, coordenador de Educação Física da rede municipal de ensino, tanto a Secretaria de Educação de Penha quanto a Fundação Municipal de Esportes (FME) estão mobilizadas para atingir o objetivo: mobilizar mais de 7.000 pessoas, superando não apenas o número do ano passado, mas também, o número de moradores a serem “agitados” na cidade cubana de Cienfuegos.
O objetivo, segundo o presidente da Fundação de Esportes, Luizinho Américo, é mobilizar estudantes de escolas e creches, secretarias da Prefeitura, população em geral, comerciantes e até mesmo servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário para essas atividades físicas. O enfrentamento entre Penha e Cienfuegos deu-se através de sorteio eletrônico – a organização do evento no País é da Campanha Move Brasil, desencadeada pelo Sesc de São Paulo.
Criado no Canadá em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. O Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio.
O dia em Penha terá ações como caminhadas, ginástica, passeios, corrida, dança e diversos meios que procuram movimentar toda a população nos bairros, nas escolas da rede municipal e pontos públicos.
SAIBA MAIS SOBRE CIENFUEGOS
Em comum com Penha, a cidade cubana de Cienfuegos também está no litoral – é uma cidade costeira, localizada na baía com o mesmo nome, num belíssimo braço de mar do caribe. Sua população é expressiva: tem mais de 140 mil habitantes, segundo o censo cubano de 2002. O seu cenário náutico e pitoresco fez com que merecesse o título “a Pérola do Sul de Cuba”, uma descrição que perdurou durante séculos.
Os fãs do mergulho ficam fascinados com os recifes ao longo da zona costeira, onde há verdadeiro labirinto marinho para se explorar. As águas calmas da região também são ideais para fazer vela, passear de barco ou caiaque.
A cultura singular de Cienfuegos recebeu a sua ancestralidade como um enclave francês. Os pontos de destaque da cidade incluem um notável conjunto de edifícios que foram declarados como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005, marcada pelo fascinante Centro Cultural, uma casa palaciana que agora acolhe atividades como dança e música.