Penha – O 37o Congresso Anual da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil-SZB foi oficialmente aberto na noite de ontem, 13, em cerimônia realizada no Teatro Acqua, no Parque Beto Carrero World, local do evento, em Penha. Até o dia 17, profissionais da área participam de palestras e mini-cursos com a temática,”Zoológicos e Aquários: o futuro da conservação”.
O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), participou da cerimônia de abertura e discursou para os participantes. Ele ressaltou a importância dos profissionais e debates sobre o tema, como instrumento para criação de políticas mais rígidas de preservação. “São profissionais que trabalham para manter o nosso ecossistema protegido e encontros desta natureza fortalecem a discussão de ideias para tal objetivo”, define Evandro.
Na ocasião, representantes do parque Beto Carrero World e do Governo do Estado também parabenizaram a iniciativa, recolocando a estrutura do parque e os esforços do Governo para que o Congresso seja realizado nos próximos anos. Participam, prioritariamente do encontro, veterinários, zootecnistas, biólogos, pesquisadores e estudantes.
Os organizadores do evento aproveitaram a ocasião para homenagear ilustres personalidades que atuaram na preservação natural de espécies. Hermann Weege (fundador do Zoológico de Pomerode), Cyro Gevaerd (fundador do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd). João Batista Sérgio Murad, Beto Carrero (fundador do parque) e o naturalista alemão, Rolf Grantsau, foram os destaques e receberam uma placa.
O EVENTO
De acordo com os organizadores do evento, realizado pela SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) o Congresso vai discutir a temática principal amplamente, através da difusão de normas mínimas de funcionamento, da divulgação de técnicas adequadas de exibição, manutenção, nutrição, reprodução e manejo de animais silvestres, assim como tornar públicas as pesquisas realizadas e os avanços alcançados através delas.