Rio de Janeiro – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) está discutindo um projeto novo que prevê o financiamento de micro e pequenas empresas de tecnologia da informação (TI). “O setor está conseguindo recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para inclusão digital de pequenas empresas”, disse o diretor técnico da entidade, Luiz Carlos Barboza.
Segundo ele, a linha de crédito vai financiar a aquisição de equipamentos e programas de gestão. “Hoje, as pequenas empresas compram o computador, têm acesso à ‘internet’, mas não utilizam o potencial da inteligência”, afirmou . “Ficam usando como correio eletrônico, para acessar a conta do banco. Não passa muito disso.”
As pequenas empresas que tomarem os recursos terão consultoria do Sebrae e da Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares (Fenainfo). Numa primeira fase, em 2010, cerca de 20 mil micro e pequenas empresas deverão ter acesso a esse financiamento.
O Sebrae Nacional já desenvolve parcerias com várias entidades para inclusão de pequenas empresas, como o Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (Proimpe). Um exemplo é o setor de confecções, onde são desenvolvidos programas de computador para o setor.
Alana Gandra/ABr