Joinville – Autoridade internacional em restos humanos, Della Cook, chega à cidade nesta sexta-feira (21/08) acompanhada da arqueóloga Sheila M. F. Mendonça, da ENSP/FIOCRUZ para visitar o Museu Arqueológico de Sambaqui e os Sítios Arqueológicos da região
Uma das maiores autoridades internacionais em restos humanos (ossos e dentes), a pesquisadora Della Cook, da Universidade de Indiana (Estados Unidos), chega a Joinville nesta sexta-feira (21/08) para conhecer os Sítios Arqueológicos da região. Della Cook vem acompanhada da bioarqueóloga Sheila Mendonça de Souza, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz. Sheila é uma das coordenadoras do projeto “Construindo o Sambaqui: a ocupação e os processos de construção de sitio na bacia do Canal do Palmital, Santa Catarina”. O projeto tem como foco o sambaqui Cubatão 1 e está sendo realizado em Joinville pela Fundação Cultural (FCJ) por meio do Museu Arqueológico de Sambaqui (MASJ) e pesquisadores internacionais.
Della Cook é bioarqueóloga e bioantropóloga e tem larga experiência em sítios arqueológicos na região do Mississipi, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisadora Sheila Mendonça de Souza, a ENSP/FIOCRUZ possui projetos em parceria com a Universidade de Indiana e a troca de informações sobre os trabalhos realizados em Joinville – e sua importância para o conhecimento da história pré-colonial da América do Sul – motivaram o interesse da norte-americana. “Já existem até pedidos de estágio de alunos americanos para trabalhos de campo em Joinville”, destaca. A professora Della Cook também é uma das referências acadêmicas dos pesquisadores brasileiros que atuam no Cubatão 1.
A programação em Joinville prevê uma visita ao Museu Arqueológico de Sambaqui nesta sexta-feira (às 14horas), um passeio pelos sítios arqueológicos de São Francisco do Sul (Babitonga) no sábado (22/08) e uma visita pelos sítios de Joinville no domingo (23/08). A pesquisadora deve retornar à cidade em 2010.
Fonte: Assessoría de Imprensa