quinta-feira, fevereiro 6, 2025

Pesquisadores do Ministério do Turismo visitam Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está entre os dez municípios selecionados, entre os 65 destinos indutores de turismo do Brasil, a responder estudo do Ministério do Turismo com referência à capacitação e profissionalização do setor no município. Pesquisadores contratados pelo MTur, através da Fundação Universa, estiveram na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no início desta semana, onde conversaram com o secretário de Turismo, Ademar Schneider.

A turismóloga Laura Andrade Speggiorin e o consultor Rafael Alves Fayet (da empresa Gestão Inteligente de Curitiba), realizaram diversos questionamentos, com o objetivo de medir os níveis atuais de qualificação em turismo no município. Segundo explica Rafael, Balneário Camboriú foi o único município catarinense escolhido para a pesquisa, primeiro, porque só uma cidade poderia ser selecionada entre os indutores do Estado, também, porque o MTur conhece o esforço que a Sectur realiza para monitorar o turismo no Município. Segundo adiantou Priscila Orelli, que agendou a  entrevista pela Universa, “a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú tem grande importância estratégica para o trade turístico nacional”.

O estudo está sendo realizado com meta nos eventos da Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, todos a serem sediados no Brasil e, consequentemente, irão beneficiar o turismo nacional. “O estudo quer diferenciar a oferta e a demanda para a capacitação do turismo em cada indutor. Também quer identificar alguma forma de medição de resultados da efetividade da capacitação. Queremos saber como Balneário Camboriú, e também o Estado, está avaliando o turismo”, explica Rafael Fayet.

Os questionamentos realizados em Balneário Camboriú integram o Programa de Capacitação do Turismo Nacional e a Fundação Universa é responsável por parte deste projeto. Com base nas respostas, o MTur irá saber onde o município requer investimentos, em que situação se encontra e onde poderá chegar em quantidade e qualidade de recursos.

Rafael e Laura conversaram por mais de uma hora com o secretário Ademar. O secretário expôs os cursos que a Secretaria ministra em prol da capacitação do trade e também aqueles que são ofertados gratuitamente por sindicatos e entidades locais. “Este ano teremos a possibilidade de formar 1.400 pessoas através do MTur, em cursos com seis horas de duração por turma, durante três meses”, informou.

Foram entregues aos pesquisadores as apostilas dos cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista (Sectur) e Manipulação de Alimentos, ministrado por equipe da Secretaria de Saúde Municipal. Ainda segundo o secretário, a Sectur tem interesse em criar novos cursos, como por exemplo, atendimento ao turista para agentes de trânsito e os futuros guardas municipais. “O nosso atendimento é espetacular, mas pode ser melhor ainda”, avalia Ademar, adiantando também o interesse de criar uma Polícia Turística e ainda incentivos para quem realiza os cursos de qualidade no turismo.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...