quinta-feira, fevereiro 6, 2025

Piçarras encaminhará ao MP esclarecimentos sobre drenagem sustentável dos rios Piçarras e Furado

Balneário Piçarras – O prefeito de Balneário Piçarras, Umberto Luiz Teixeira, reassumiu hoje a chefia do poder executivo municipal e já prepara um documento esclarecendo ao Ministério Público Federal (MPF) as obras de drenagem sustentável dos rios Piçarras e Furado. De acordo com Teixeira, a realização de audiência pública e de processo de licitação aberto garantiram a transparência das obras, essenciais para prevenir inundações na cidade.

Na semana passada, vereadores da oposição encaminharam representação ao MPF alegando que o Governo Municipal não prestara informações sobre a execução da obra. “Estranho essa acusação vinda de membros de uma administração que se negou a esclarecer o projeto de recuperação da praia. Não houve nem audiência sobre aquela obra”, compara o prefeito.

O processo de licitação para as obras de drenagem sustentável dos rios Piçarras e Furado aconteceu no salão nobre da prefeitura, conduzido por uma comissão especial e aberto à comunidade. “Muitas das informações que os vereadores desconhecem estavam a disposição, caso tivessem tido esse interesse durante o processo”, afirma Umberto, que garante ainda que toda a documentação legal, necessária para que a obras iniciassem, já estavam liberadas no início do processo de licitação.

– O que se percebe é um interesse eleitoreiro de colocar entraves à execução da obra. Os vereadores devem estar cientes das consequencias que a paralisação da obra pode trazer para a comunidade. Estamos entrando em mais um período de chuvas e a população não pode ser atingida novamente, enquanto nós já temos recursos e liberação legal para solucionar o problema- argumenta.

Telhado de vidro

Ao todo, os projetos de execução e licitação e o relatório de impacto ambiental das obras de drenagem sustentável somam volumes de mais de cinco mil páginas, que já estão à disposição do Ministério Público Estadual desde o início da obra.

– Quando resolveram utilizar os recursos do fundo da praia para executar aquele aterro de péssima qualidade, os que hoje criticam afirmaram que o processo era muito grande para fornecer cópias aos vereadores. Nossa licitação resultou em economia para o município. E quanto aquela, que tinha valor inicial de R$1,4 milhão e, de repente, saltou para 2,4 milhões, alguém sabe explicar? – questiona Teixeira.

Na próxima semana, o departamento jurídico do Governo Municipal deve encaminhar ao procurador da república em Itajaí toda a documentação legal da obra, que inclui licenças ambientais, da Marinha e da União, além do relatório de impacto ambiental, do projeto executivo e licitatório.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...