quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Plano de Regionalização do Turismo

Balneário Camboriú – Está determinado o grupo gestor que irá trabalhar a favor das prioridades de Balneário Camboriú como um dos 65 destinos indutores de turismo no Brasil. A definição aconteceu dentro do encontro realizado nos dias 22 e 23, no hotel Bhally, em Balneário Camboriú, pelo Ministério do Turismo (Mtur) e Instituto Marca Brasil (IMB), em parceria com o Sebrae, Secretaria de Estado de Organização do Lazer e Turismo (SOL) e organizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), com participação do trade turístico. Aproximadamente 40 participantes integraram os trabalhos.

O encontro compõe o Plano de Regionalização do Turismo do Mtur que, dentro do Estudo de Competitividade de cada indutor, pretende qualificar cada destino como referência turística internacional. Com a formação do grupo gestor em cada município selecionado, o objetivo é o cumprimento de tarefas pré-estabelecidas que o programa exige, assim, descentralizar as ações em prol do turismo nacional. Balneário Camboriú é o segundo destino indutor a receber o plano piloto do Mtur para organizar as ações em turismo. O primeiro foi Bento Gonçalves (RS)  e o próximo será Fortaleza(CE), nos próximos dias. Esses estudos devem ser entregues ao Ministério até 15 de setembro e os trabalhos realizados num período de dois anos.

Terão a tarefa de sensibilizar não só a cidade, mas também a região para o desenvolvimento turístico, representantes da sociedade civil, poder público, terceiro setor e do setor privado. Os trabalhos em Balneário Camboriú e região serão conduzidos por Alexandre Montenegro
(Sectur), Ana Maria Santos (Vipmar), Cimélio Marcos Pereira (Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau), Darlan Martins (Governança Regional), Giovana Gill (Sebrae), Haydée Assanti (Secretaria do Meio Ambiente), Margot  Rosenbrock (Sindisol-Sindicato de Hotéis e Acibalc-Associação Empresarial de Balneário Camboriú), Rafael Moratelli (Univali – Universidade do Vale do Itajaí),  Silvia Cabral (Univali ) e Vivian Floriani (Citmar – Consórcio da Costa Verde Mar).

O grupo iniciou os estudos no encontro, analisando melhorias em 13 itens definidos em 2008 pelos primeiros três nomes a integrar o Grupo Gestor de Balneário Camboriú. Os tópicos se estendem em 61 sub-itens. Foram revistas propostas em Infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e ainda culturais.

As metas nacionais

O Plano Nacional de Turismo 2007-2010 apresenta ferramentas de planejamento, gestão e ação estratégica que orienta a atuação do governo no setor, de forma articulada e com a iniciativa privada. Dentre os objetivos estabelecidos no quadriênio está a estruturação dos 65 destinos indutores de turismo, distribuídos em cinco regiões do País. São oito macroprogramas que trazem quatro grandes metas : Promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno; criar condições para gerar 1.700.000 de novos postos de trabalho e ocupação; Estruturar os 65 destinos para obtenção de padrão de qualidade internacional e, ainda, gerar 7,7 bilhões de dólares em divisas.

Segundo complementa Maude Piva, do Instituto Marca Brasil e que conduziu os trabalhos do encontro, “não é responsabilidade do Mtur gerir o processo para obtenção das melhorias nos municípios. Ele está nas mãos dos destinos indutores”. Já Tânia Brizolla, coordenadora
geral do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, explica que o plano não está pronto, e por isso, a sociedade deve ajudar a fazer e a desenhar esse plano. “Nosso trabalho é criar mecanismos para que isso seja possível. Ele é ilimitado em tempo, e o MTur pretende
acompanhá-lo até 2014”.

Fonte: Assessoría de Imprensa

 

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