Florianópolis – A Polícia Militar de Santa Catarina intensifica, a partir desta sexta-feira, as ações da Operação Alegria, deflagrada na semana passada com o policiamento do evento Berbigão do Boca, na Capital. Em todo o Estado, cerca de 9 mil policiais militares serão empregados no policiamento em todos os municípios em que o carnaval de rua e festas públicas forem realizados. O efetivo será reforçado especialmente em Joaçaba, Laguna, Balneário Camboriú, Navegantes, São Francisco do Sul e na Capital – municípios onde há eventos de grande concentração de público – utilizando os policiais militares que já estão atuando na operação Veraneio.
As férias dos policiais militares que trabalham em unidades administrativas foram sustadas, permitindo o incremento no número de policiais nas ruas. “A medida é necessária para fazermos frente aos diversos eventos que ocorrem simultaneamente, incluindo a repressão aos ataques criminosos”, disse o comandante-geral, coronel Nazareno Marcineiro.
Alterações na Capital
– Transporte coletivo: Não haverá alteração no acesso aos terminais, Transporte funcionará no esquema atual com acompanhamento da PM. Haverá linhas “Madrugadão” sentido Centro-Bairro às 23h, 01h e 03h, de sexta a terça-feira.
– Taxi:o ponto da Praça XV será transferido para o Calçadão da rua João Pinto e primeira e segunda quadras da rua Tenente Silveira.
– Carga e descarga: permitida atéàs 13 horas no sábado, domingo e terça na área central, no polígono formado pelas ruas Marechal Guilherme, Osmar Cunha, Jeronimo Coelho, Paulo Fontes, Hercílio Luz, Artista Bittencourt e Santos Dumont. Entre 13h e 03H será proibida.
– Trânsito (interdição e bloqueio de vias)
Quinta-feira (07) – Enterro da Tristeza, promovido pelo Bloco SOS, tem sua concentração desde às 15 horas na sede da AFESC (rua General Vieira da Rosa). Haverá interdição das seguintes ruas, durante o deslocamento do bloco, que fará o seguinte itinerário, a partir das 19h15min: av. Mauro Ramos, rua Hermann Blumenau, av. Hercílio Luz, rua Anita Garibaldi, rua dos Ilhéus, cotornando a Catedral, Praça XV, chegando até a Praça Fernando Machado.
Sexta a terça (08 a 12) – Ruas centrais que serão interditadas: entorno da Praça XV, rua Tiradentes, Arciperste Paiva e trecho da avenida Paulo Fontes (entre a Alfândega e Praça Fernando Machado), das 14 horas até às 2h, podendo ser antecipado de acordo com a ocupação das ruas;
Segunda-feira (07) – em razão do evento Pop Gay, o entorno da Praça Tancredo Neves (avenida Hercílio Luz, Rua Álvaro Millen da Silveira, e Rua José da Costa Moellmann), será interditado das 19h às 3h, podendo ser antecipado de acordo com a ocupação das ruas;
Sexta-feira e Domingo (08 e 10) – interdição parcial da Avenida Beiramar Continental, entre 14h e 02h
Será proibido o trânsito de veículos de tração animal nos locais de eventos carnavalescos de grande aglomeração de pedestres.
– Atendimento Médico
Dois postos de atendimento: na rua Conselheiro Mafra, junto ao predio do IPREV, e na rua Tiradentes, esquina com Praça XV (prédio do Arquivo Histórico)
– Central de Apoio ao Folião
Sexta-feira (das 18h às 24 horas) e das 12 às 24h (sábado, domingo e terça), Defronte a catedral;
Segunda-feira (das 07h às 02h), para o evento Pop Gay, na avenida Hercílio Luz;
– Bases da PM no carnaval
Quatro bases no Centro: além do Posto de Comando da Alfândega e o existente na frente da Catedral, haverá uma base Posto de Comando Móvel (ônibus) na avenida Paulo Fontes, e uma base moóel no adro superior da Catedral.
– Identificação de crianças
Estarão disponíveis nos postos acima mencionados
UNOPressPress