Brasília – O movimento nos principais aeroportos do país foi tranquilo durante o primeiro final de semana da temporada de final de ano. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o número de voos atrasados ou cancelados entre sexta-feira (18) e ontem (20) foi menor do que os registrados no início da temporada de férias do ano passado.
Segundo a assessoria da estatal, na sexta-feira, o índice de pontualidade chegou a 70.5% dos 2.441 voos programados. Já em 2008, na sexta-feira que marcou o início das férias, este percentual foi de 64%.
Ainda de acordo com a estatal, a média de pontualidade cresceu no último sábado (19), quando havia 2.104 voos programados. Nos 67 aeroportos administrados pela Infraero, os atrasos somaram apenas 18,7%. Em 2008, 40,37% dos voos previstos sofreram atrasos.
No domingo, os atrasos superiores a 30 minutos atingiram 12,27% dos 2.128 voos programados. Em 2008, o percentual chegou a 29,31%. Enquanto no ano passado os aeroportos de Brasília e Congonhas registravam, respectivamente, atrasos em 48,41% e 28,28% dos voos, este ano a Infraero garante que o problema atingiu a apenas 7,51% e 8,85%, respectivamente.
A Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garantem ter adotado ações específicas para manter a tranquilidade dos aeroportos, entre elas a suspensão de folgas e férias de funcionários que atuam auxiliando os usuários e fiscalizando operações como o check-in e o embarque.
Além disso, de acordo com a Anac, as principais empresas aéreas se comprometeram a não vender passagens além de sua capacidade (o chamado overbooking), a manter aeronaves de reserva, convocar mais funcionários para trabalhar durante os dias de maior movimento e a aceitar o endosso de passagens de outras empresas.
Alex Rodrigues/ABr