Você já parou para pensar como seria a sua vida vivendo ilegal em um país? Esse é um assunto um pouco frágil de se abordar, pois atualmente existe uma quantidade significativa de brasileiros que vivem como imigrantes ilegais nos Estados Unidos, não somente brasileiros, mas também, mexicanos, europeus etc.
Por Kellen Reis
A primeira coisa que se deve ter consciência é de que a vida não será fácil para quem cogita essa ideia.
O imigrante ilegal não tem os mesmos direitos do americano ou de um imigrante legal. O cidadão ilegal não poderá ter um número de seguro social e muito menos habilitação para dirigir, o que resulta em: sem renda! O ilegal fica impedido de trabalhar e dependendo do Estado nem para garçom o contratam.
O ilegal perde a paz, literalmente! Se ele avistar um carro de policia ele se apavora. Caminha de cabeça baixa, tentando se esconder. Sem a carteira de habilitação a locomoção fica difícil. Dependo da cidade tudo é muito distante, nas pequenas cidades não tem metrô, e não existem paradas de ônibus em todos os lugares ou ônibus que te levam para todos os lugares.
Consequências de viver como imigrante ilegal
Você estaria preparado para ficar impossibilitado de ver a sua família? Quando se está ilegal em um país você não consegue sair do país, até consegue, mas não poderá voltar novamente. O imigrante fora de status só pode viajar dentro do país e mesmo assim ainda corre o risco de ser pego no aeroporto e deportado.
“A grande parte dos imigrantes ilegais evita sair a noite para se divertir, pois o risco de ser parado por um policial é muito maior”.
Uma das grandes diferenças que notei entre Brasil e Estados Unidos é que no Brasil a cada estado que você vai as leis são as mesmas, pois o sistema de lei é federal. Entretanto, nos EUA cada estado tem as suas próprias leis. Eu não recomendo permanecer em um país até se tornar ilegal.
Geralmente o turista pode ficar até seis meses nos EUA, após esse prazo dado pelo oficial de imigração quando o turista chega ao país, se permanecer, o status é alterado para ilegal. Mas se voltar antes dos seis meses para o Brasil, tem a possibilidade de voltar aos EUA quantas vezes quiser.
Portanto, um imigrante ilegal não consegue comprar carro, abrir conta bancária, fazer financiamento ou fazer empréstimo. Para comprar um carro é preciso ter habilitação e tudo para o imigrante ilegal é mais caro.
Além disso, nos EUA não existe sistema de saúde pública. Tudo é pago e se o imigrante não tiver o seguro de saúde, é um valor alto que se paga.
Conclusão
Portanto, para ter o seguro saúde é necessário estar trabalhando, legalmente, pagando os impostos e a empresa para a qual trabalha concede o seguro saúde. Medicamentos são caros e para a maioria deles é preciso prescrição médica.
Essas são somente algumas das situações pelas quais eu digo que em hipótese alguma essa vida pode ser considerada digna e boa de ser vivida. Aonde não há paz; não há felicidade.
por Kellen Reis/UNOPress
Jornalista Correspondente